Corbélia participa do 1º Feirão Emprega Indústria e se destaca com programa pioneiro de inclusão ao emprego
A ação teve como principal objetivo conectar pessoas em busca do primeiro emprego ou de recolocação profissional a oportunidades reais...

Na manhã desta terça-feira, 15, a Prefeitura de Corbélia marcou presença no 1º Feirão ‘Emprega Indústria’, realizado em Cascavel. O evento, promovido pelo Sistema Fiep, por meio do Senai e do IEL, contou com a parceria da Prefeitura e o apoio de diversas entidades empresariais e sindicais.
A ação teve como principal objetivo conectar pessoas em busca do primeiro emprego ou de recolocação profissional a oportunidades reais no setor industrial, além de promover a qualificação da mão de obra regional.
Estiveram presentes o prefeito Thiago Stefanello, o vice-prefeito Sandro Huf, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fábio Pontes, a secretária de Assistência Social e Família, Chayene Conti, a coordenadora do CRAS, Regiane Ferreira, a diretora da Agência do Trabalhador, Daniella Silva, a diretora de gestão, Dalila Trevisan Marchese e o empresário André Marchese, além do prefeito de Cascavel, Renato Silva, do vice-prefeito Henrique Mecabô, entre outras autoridades.
Durante a solenidade de abertura, foi lançado oficialmente o programa “Inclusão ao Emprego”, desenvolvido por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Corbélia e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).
Corbélia é o primeiro município do estado a implantar a iniciativa, que visa promover a autonomia financeira de famílias beneficiárias de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, por meio da inserção qualificada no mercado de trabalho.
O evento também foi marcado pela assinatura do Protocolo de Intenções entre a Fiep e os municípios parceiros, e pelo anúncio da expansão do modelo para outras cidades do Paraná. A proposta é fortalecer políticas públicas voltadas à empregabilidade e ao desenvolvimento econômico local, com suporte técnico das instituições envolvidas.
Em Corbélia, o programa teve início com um mapeamento detalhado das famílias atendidas pelo Bolsa Família. A partir desse levantamento, a Secretaria de Assistência Social e Família identificou mais de 300 pessoas em idade ativa com potencial para inserção no mercado de trabalho.
Com essas informações, a administração passou a articular, com empresas locais, oportunidades de trabalho para esse público, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Corbélia (Acicorb) e a Fiep.
O programa prevê, ainda, qualificação profissional gratuita por meio de cursos ofertados pelo Senai, além de suporte técnico e incentivos aos empresários que aderirem à iniciativa. A expectativa é que os primeiros encaminhamentos ocorram nos próximos meses, ainda em 2025.O Feirão Emprega Indústria segue até esta quarta-feira, 16, das 8h às 17h, em frente à Prefeitura de Cascavel. O acesso é gratuito e o atendimento ocorre de forma rotativa.
O evento oferece mais de mil vagas de emprego com carteira assinada e conta com a presença de empresas de diversas regiões, que realizam entrevistas no local por meio de balcões de recrutamento. Além das vagas, o público pode participar de minipalestras sobre competências profissionais exigidas pelo mercado, oficinas práticas de elaboração de currículo, simulações de entrevistas, aulas de panificação e inscrições para cursos nas áreas de eletricidade, mecânica industrial, confecção, informática e administração.
A proposta é atender desde jovens em busca do primeiro emprego até profissionais em transição de carreira e trabalhadores da base técnica e operacional. O evento também conta com o apoio de sindicatos industriais, que estão mobilizando empresas associadas para divulgar suas vagas e fortalecer o setor.
Para o prefeito Thiago Stefanello, a participação de Corbélia no evento representa um passo importante na consolidação de políticas públicas voltadas à geração de emprego e renda:
“Estar presente neste movimento regional e ser pioneiro na implantação do programa ‘Inclusão ao Emprego’ mostra o comprometimento de Corbélia com o desenvolvimento social e econômico, especialmente das famílias que mais precisam. Nosso objetivo é oferecer oportunidades reais e promover a autonomia das pessoas por meio do trabalho digno e qualificado”, afirmou.
A iniciativa consolida o município como protagonista em ações de transformação social, contribuindo com soluções inovadoras e parcerias estratégicas para melhorar a qualidade de vida da população.
Mais Lidas
Publicidade