22 de julho de 2025

Cascavel

Fale conosco
Cascavel

Com apoio do Catuaí Cascavel, Uopeccan inaugura quiosque para reforçar auxílio a pacientes com câncer

Iniciativa aproxima população da causa e contribui com a venda de produtos da instituição para manutenção de atendimentos oncológicos

Com apoio do Catuaí Cascavel, Uopeccan inaugura quiosque para reforçar auxílio a pacientes com câncer
© Divulgação

Com mais de 350 mil habitantes, Cascavel é capital. Capital do Oeste do Paraná que, em seus 50 municípios, conta com aproximadamente 1,4 milhões de residentes. Dentre eles, cerca de 800 pessoas são atendidas diariamente no Hospital do Câncer Uopeccan, organização não governamental que recebe e oferece acompanhamento médico, alimentação e estadia para os pacientes lá tratados. 

Câncer. Pode ser causado pela interação entre mutações genéticas e carcinógenos físicos – como radiação ultravioleta–,  carcinógenos químicos – como componentes da fumaça do tabaco e álcool –, e carcinógenos biológicos, como infecções por vírus, bactérias ou parasitas. A doença, caracterizada pelo crescimento descontrolado das células, pode surgir em praticamente qualquer órgão ou tecido do corpo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer é a segunda principal causa de morte no mundo, responsável por mais de 150 mil óbitos no Brasil em 2024. 

Para combater a agressividade da doença, os tratamentos vêm com força e trazem consigo, a chance da cura. Leopoldo Furlan, presidente da Uopeccan, explica que, além de quimioterapia, radioterapia e imunoterapia, a instituição oferece hemodiálise e transplante, e em breve, ampliará sua estrutura com mais cinco mil metros quadrados, visando otimizar o atendimento a esses pacientes. Profissionais qualificados, equipamentos de ponta e espaço adequado são características que proporcionam tratamento gratuito a incontáveis pacientes. 

A Uopeccan auxilia seus pacientes com cestas básicas e acomodação, e, além de médico, o acolhimento é social. Janete Schmidt mora em Dourados, MS, foi diagnosticada com câncer de mama em 2019, e trata a doença no Hospital. “Fui muito bem tratada e acolhida pela Uopeccan, o tratamento é ótimo, é um lugar onde chegamos, descansamos, recebemos refeição. É muito gratificante, apesar do cansaço e da distância, chegar e ver que você tem um espaço onde é bem recebido", relata a paciente. 

Quiosque no Catuaí Cascavel

Na última quinta-feira (17), a Uopeccan inaugurou, dentro do Catuaí Shopping Cascavel, um quiosque voltado para a venda de produtos presenteáveis e institucionais, como canecas, cadernos, garrafas d’água e bonecas de tecido, com o intuito de proporcionar atendimento de qualidade para os pacientes que buscam o Hospital do Câncer de Cascavel. O espaço, que seguirá o horário de funcionamento do Shopping, foi cedido pela administração do Catuaí Cascavel e busca, além da arrecadação de recursos, aproximar o empreendimento, a Uopeccan e a população. 

Para a diretora de Assuntos Institucionais do Hospital do Câncer, Kelyn Aires, “este quiosque foi criado com muito amor para ser mais uma ponte entre a nossa missão e a comunidade, é um canal de solidariedade, acolhimento e esperança”. A diretora agradeceu à equipe administrativa do Catuaí Cascavel, “que fez questão de conhecer de perto o trabalho da nossa instituição e que, com sensibilidade, se propôs a ajudar de forma concreta”. 

Claudia Michiura, superintendente do Shopping, explica que o papel do empreendimento é ser contribuinte social na região, e afirma que “é uma alegria inaugurar esse quiosque tão esperado desde a abertura do Shopping. Entendemos que um empreendimento desse porte, com 400 mil pessoas circulando todo mês, deve incentivar a solidariedade”. 

Para Michiura, o coração dos visitantes do Catuaí será tocado cada vez que passarem ao lado do quiosque. A superintendente completa: “O Catuaí chega na cidade para isso: trabalhar em parceria com a comunidade, ajudar entidades. Que a gente sempre possa apoiar a Uopeccan, Cascavel e região”. 

Por: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação



Mais Lidas