25 de julho de 2025

Cascavel

Fale conosco

Paraná

Produtores rurais do Oeste do Paraná acusam cerealista de calote; Prejuízo pode ser superior a R$ 30 milhões

Além da venda dos grãos, os produtores alegam que a estrutura da cerealista foi recentemente adquirida por uma cooperativa da região.

Foto: Ilustração/SOT

Um grupo de produtores rurais do Oeste do Paraná registrou boletins de ocorrência alegando ter sido vítima de um suposto calote envolvendo uma cerealista localizada, no município de Campo Bonito. Segundo os relatos, o antigo proprietário da empresa teria negociado grãos e produtos que estavam depositados por terceiros e saído da cidade sem efetuar o devido pagamento.

Uma reunião foi realizada na manhã desta quarta-feira (23), quando os produtores decidiram acionar formalmente as autoridades. De acordo com os relatos apresentados, o prejuízo coletivo pode ultrapassar R$ 30 milhões. A Polícia Civil deve iniciar uma investigação preliminar com base nas informações colhidas.

Além da venda dos grãos, os produtores alegam que a estrutura da cerealista foi recentemente adquirida por uma cooperativa da região. A transação, segundo eles, teria envolvido o imóvel e equipamentos da unidade. Segundo os produtores, parte dos valores da venda teria sido usada para quitar débitos anteriores da cerealista.

Posicionamento da cooperativa

Procurada pela reportagem, a Copacol, cooperativa que adquiriu a estrutura física da cerealista, esclareceu por meio de nota que a negociação se limitou à aquisição de ativos físicos da cerealista, não incluindo as obrigações comerciais ou contratos firmados anteriormente pelo antigo proprietário. “A Copacol esclarece que a compra limitou-se ao imóvel e equipamentos da estrutura operacional da referida cerealista, na PR-474, em Campo Bonito. A aquisição respeitou rigorosamente todos os princípios previstos na legislação brasileira”, diz o comunicado.

Manifestação marcada

Os produtores informaram que irão realizar uma manifestação em frente à unidade da cerealista nesta quinta-feira (24).

Por: SOT/Mateus Barbieri - Foto: Ilustração/SOT

Leia Também

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.