Campanha contra violência infantil será obrigatória no transporte escolar
A iniciativa prevê a instituição, em caráter permanente, de uma campanha educativa com ênfase no combate à pedofilia e à apologia à pedofilia.
Foi aprovado nesta segunda-feira (11) o Projeto de Lei nº 57 de 2025, de autoria do vereador Hudson Moreschi (PODE), que propõe a utilização de material publicitário no transporte escolar com o objetivo de informar e combater qualquer violação de direitos de crianças e adolescentes. A iniciativa prevê a instituição, em caráter permanente, de uma campanha educativa com ênfase no combate à pedofilia e à apologia à pedofilia.
O texto também sugere a divulgação de mensagens voltadas à prevenção de outras violações, como violência física, psicológica e emocional, abuso sexual, negligência, trabalho infantil, evasão escolar, discriminação, violação do direito ao convívio familiar, recrutamento para atividades ilícitas e violação do direito à saúde. A proposta busca fazer com que essas informações cheguem não apenas aos estudantes e profissionais que atuam no transporte escolar, mas também à comunidade em geral.
De acordo com o projeto, o licitante vencedor do serviço de transporte escolar deverá veicular o material informativo arcando com todos os custos de produção e instalação. Segundo Hudson Moreschi, a medida pretende aproveitar a visibilidade e a circulação dos veículos escolares para reforçar a conscientização e a prevenção, ampliando o alcance das ações de proteção à infância e adolescência em Cascavel. O vereador também já fez contato com os proprietários de vans particulares que demonstraram interesse em ajudar na campanha.