Cascavel ganha destaque nacional ao ser reconhecida por boas práticas de fiscalização de trânsito
Em encontro nacional dos Detrans, Transitar é citada como exemplo pela utilização pioneira de recursos do aplicativo de fiscalização da Senatran..

Destacando um trabalho de fiscalização já consolidado, a Transitar, autarquia de trânsito de Cascavel, foi citada como exemplo de boas práticas durante o 83º Encontro Nacional dos Detrans. O evento, que está sendo realizado em Foz do Iguaçu, reuniu representantes dos 27 departamentos de trânsito do país para alinhar procedimentos entre os estados, discutir dificuldades sistêmicas e aprimorar a aplicação de penalidades em todo o país.
No eixo da fiscalização, foram abordados temas como bloqueio de veículos, integração de sistemas entre estados e verificação de documentos digitais. Durante o debate, o Detran do Paraná mencionou, o trabalho já realizado em Cascavel com a utilização do aplicativo de fiscalização da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), ferramenta que permite ao agente recolher documentos digitais, como CNH e CRLV, diretamente pelo sistema.
Após a regularização da situação pelo condutor ou proprietário, a baixa também é feita no próprio aplicativo, garantindo agilidade e segurança no processo. A incorporação pioneira dessa tecnologia no dia a dia dos agentes foi destacada pelo órgão estadual como um exemplo de inovação e responsabilidade no exercício da fiscalização.
Além disso, a Transitar também utiliza a mesma plataforma para realizar consultas sobre a numeração de motores de veículos, possibilitando identificar possíveis adulterações.
Para a presidente da Transitar, Laura Leite Rossi, o reconhecimento nacional é resultado do empenho constante da autarquia em adotar ferramentas para melhorar o serviço prestado. “Sermos lembrados em um fórum dessa relevância mostra que estamos no caminho certo. Se a tecnologia está disponível, nosso compromisso é utilizá-la de forma responsável, para garantir eficiência no trabalho, transparência na fiscalização e, principalmente, mais segurança no trânsito da nossa cidade”.