Projeto quer acesso grátis a sanitário e água para garis e trabalhadores da limpeza
A proposição segue agora para análise das comissões, antes de poder ir à votação em Plenário....
Por iniciativa da vereadora Bia Alcantara (PT), com assinatura conjunta dos vereadores Policial Madril (PP), Dr. Lauri (MDB) e Josias (MDB), foi protocolado na quarta-feira (24) o Projeto de Lei nº 160/2025, que dispõe sobre o direito de acesso gratuito a instalações sanitárias e água potável pelos garis e demais trabalhadores da limpeza urbana.
O projeto foi elaborado numa parceria com o sindicato da categoria e tem como objetivo “assegurar condições mínimas de saúde e dignidade a esses profissionais, ao mesmo tempo em que simboliza um ato de reconhecimento pela importância social do trabalho que realizam diariamente para manter a cidade limpa e organizada”, segundo os proponentes.
Além do acesso a direitos básicos, o projeto também estimula ações educativas e de valorização dos trabalhadores da limpeza urbana, buscando dar-lhes maior visibilidade e fortalecer o respeito e a conscientização da sociedade sobre a relevância dessa categoria.
“É fundamental que a cidade olhe para os garis e demais trabalhadores da limpeza urbana não apenas pelo serviço que prestam, mas como cidadãos que merecem dignidade, respeito e reconhecimento. Este projeto é um passo concreto nesse sentido”, afirma Bia Alcantara.
Segundo ela, esses profissionais desempenham atividades essenciais para a manutenção da saúde pública e da qualidade de vida da população, muitas vezes sob condições climáticas adversas, em jornadas extensas e percorrendo longas distâncias sem dispor de pontos de apoio adequados. “A inexistência de locais de acesso a banheiros e à água potável torna ainda mais penosa uma atividade já marcada por desafios e riscos, o que evidencia a necessidade de uma política pública que garanta condições básicas de higiene, saúde e cidadania”, aponta ela.
O texto prevê que estabelecimentos comerciais permitam o acesso gratuito às suas instalações sanitárias e forneçam água potável aos trabalhadores da limpeza urbana, sem custos. A proposição segue agora para análise das comissões, antes de poder ir à votação em Plenário.
Leia Também
Mais Lidas
DH de Cascavel prende dois homens durante investigação de homicídio no bairro Interlagos
Tiros atingem dois veículos em revenda após discussão em Cascavel
Carro capota após batida violenta e para com as rodas para cima em cruzamento de Cascavel
Adolescente sem CNH se envolve em acidente entre carro e moto em Cascavel