Aluno do Senai Cascavel conquista medalha de bronze na WorldSkills Brasil 2025
Kauan Henrique Martinello Nazario, da ocupação Tecnologia Automotiva, é destaque nacional e reforça a força da cidade na formação técnica
A cidade de Cascavel tem motivo para comemorar: Kauan Henrique Martinello Nazario, aluno do Curso Técnico em Manutenção Automotiva do Senai Cascavel, conquistou a medalha de bronze na ocupação #33 Tecnologia Automotiva da WorldSkills Brasil 2025, a maior e mais importante competição mundial de profissões técnicas.
Com este resultado, Kauan figura entre os três melhores alunos de nível técnico na área da Tecnologia Automotiva, de acordo com o ranking da WorldSkills. Torneio que testa as habilidades de jovens de até 25 anos em provas de alto nível técnico e dentro de padrões internacionais de qualidade.
Nesta edição, a etapa nacional reuniu 387 competidores de 23 estados, que disputaram em 46 diferentes ocupações técnicas, distribuídas em seis grandes áreas tecnológicas: Manufatura e Engenharias, Construção Civil, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Criatividade e Design, Transporte e Logística e Tecnologias de Serviços.
O Senai Paraná competiu em 32 ocupações, abrangendo 5 das 6 áreas tecnológicas da competição e o resultado coloca Cascavel entre os destaques nacionais da competição. O Paraná encerrou sua participação com 16 medalhas no total, sendo 3 de ouro, 4 de prata, 4 de bronze e 5 de excelência.
“É muito gratificante ver que todo o esforço valeu a pena. Agora é focar em mais um ano de preparação para representar o Brasil em Shanghai. Em relação à carreira, acredito que essa medalha vai me abrir muitas portas e trazer inúmeras oportunidades. É até difícil imaginar tudo o que pode acontecer a partir daqui”, afirma Kauan Henrique Martinello Nazario.
A diretora regional do Senai Paraná, Fabiane Franciscone, também celebrou o resultado.
“A delegação do Senai Paraná conquistou um excelente resultado nesta edição da WorldSkills. Nossos alunos foram exemplo em organização, equilíbrio emocional e preparo técnico. Historicamente temos uma representatividade significativa na competição e, mais uma vez, ficamos entre os três melhores no ranking de medalhas e também na pontuação geral de todas as ocupações. Isso mostra que estamos no caminho certo e seguimos evoluindo com nossas estratégias de formação profissional, sempre em linha com as demandas da indústria”, afirma Fabiane.
Sobre a WorldSkills Brasil 2025
A WorldSkills Brasil 2025 foi organizada em quatro etapas. A grande final aconteceu em Brasília (DF), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, entre os dias 24 e 27 de setembro. As seletivas nacionais começaram em agosto, com etapas online e presenciais em São Paulo e Minas Gerais. A cerimônia de encerramento aconteceu neste domingo, 28, sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI) Brasília.
No total, 387 jovens competidores entre 17 e 23 anos participaram, representando 23 estados em 46 ocupações de nível técnico. Os três primeiros colocados de cada modalidade agora seguem em preparação intensiva, de olho no mundial da WorldSkills 2026, que será realizado em Shanghai, na China.