Concurso "Meu Mundo com Meu Professor" valoriza o papel do docente e estimula criatividade de alunos da Rede Municipal
Concurso tem modalidade de redação e desenho; campeões de cada categoria ganharão bicicletas...

A Secretaria Municipal de Educação de Cascavel lançou o Concurso de Desenho e Redação “Meu Mundo com Meu Professor”, destinado aos alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal. A iniciativa busca não apenas incentivar a criatividade e a expressão artística e escrita das crianças, mas também valorizar a figura do professor como protagonista no processo de ensino e aprendizagem.
As inscrições estarão abertas de segunda (6) a quarta-feira (8)e deverão ser realizadas pelas equipes gestoras das escolas, de forma presencial, diretamente no Gabinete da Semed. Cada escola poderá inscrever um desenho e uma redação, enquanto as instituições exclusivamente de Educação Infantil terão a possibilidade de inscrever até dois desenhos.
O concurso está organizado em duas modalidades: Desenho, voltado a estudantes do Infantil IV e V e dos 1º e 2º anos; e Redação, destinada aos alunos do 3º ao 5º anos. As produções devem ser de autoria individual, elaboradas em atividades pedagógicas conduzidas pelos professores.
A avaliação dos trabalhos será realizada por uma Comissão Técnica designada pela Semed, que levará em consideração critérios como criatividade, originalidade, clareza da mensagem, pertinência ao tema e qualidade estética ou organização.
De acordo com a secretária de Educação, Marcia Baldini, o concurso vai além de uma premiação. Ele cumpre uma função formativa, incentivando a reflexão e o fortalecimento do vínculo entre alunos e professores. “Esse concurso é uma forma de reconhecer o papel fundamental do professor no processo de formação e, ao mesmo tempo, estimular nossas crianças a desenvolverem a criatividade, seja por meio da arte ou pela escrita. Mais do que premiar, queremos dar visibilidade ao talento e à sensibilidade dos nossos alunos, fortalecendo os laços entre a escola, o professor e a comunidade escolar”, destacou a secretária.
Premiação e certificados
Para tornar a participação ainda mais atrativa, a Secretaria estabeleceu uma premiação para os três melhores trabalhos em cada modalidade:
1º lugar: uma bicicleta;
2º lugar: um tablet;
3º lugar: um jantar em família (até cinco pessoas) acompanhado de um kit de material escolar.
Todos os alunos participantes, bem como seus professores orientadores, receberão certificados de participação, reforçando o caráter educativo e de reconhecimento do concurso.
Valorização da educação pública
Com o tema “Meu Mundo com Meu Professor”, a iniciativa reafirma o compromisso da Rede Municipal de Cascavel com a promoção de experiências pedagógicas que unem criatividade, reflexão e valorização docente. Além de desenvolverem competências de leitura, escrita e expressão artística, os estudantes têm a oportunidade de refletir sobre a importância da figura do professor em seu cotidiano escolar e em sua trajetória de formação cidadã.
O resultado do concurso será divulgado ainda em outubro, em data a ser informada pela Secretaria Municipal de Educação. Mais detalhes podem ser conferidos em: Concurso Desenho