Bebida envenenada: Paraná registra dois novos casos de intoxicação por metanol e Sesa acompanha os casos
O material coletado dos pacientes será analisado em laboratório para confirmar ou descartar a suspeita de envenenamento.
Dois novos casos suspeitos de intoxicação por metanol foram registrados no Paraná neste sábado (4), elevando para três o número de pacientes em investigação no Estado.
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) notificou o Ministério da Saúde após a internação de uma mulher de 31 anos, moradora de Foz do Iguaçu, e de um homem de 71 anos, residente em Curitiba. Ambos consumiram bebida alcoólica destilada e apresentaram sintomas compatíveis com intoxicação por metanol, como dor atrás dos olhos e episódios convulsivos.
De acordo com informações da Sesa, a mulher está internada com quadro clínico leve, enquanto o homem apresenta estado grave. O material coletado dos pacientes será analisado em laboratório para confirmar ou descartar a suspeita de envenenamento.
O primeiro caso havia sido notificado na sexta-feira (3), envolvendo um homem de 60 anos em Curitiba, que segue aguardando resultado de exames. A secretaria reforça que acompanha a evolução clínica de todos os pacientes em conjunto com os municípios.
As autoridades de saúde alertam que qualquer suspeita de intoxicação deve ser comunicada imediatamente a um dos Centros de Informação e Assistência Toxicológica do Paraná (CIATox), para orientação e conduta adequada. Quem apresentar sintomas após ingerir bebidas alcoólicas deve procurar atendimento de urgência em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou hospitais para receber o tratamento necessário.