17 de outubro de 2025

Cascavel

Fale conosco

Esporte

Steffens mantêm ritmo do Brasileiro e fica entre os 13 melhores do mundo

Numa disputa com os melhores atletas do planeta, o paraciclista brasileiro conquista o 13º melhor tempo na prova KM (contrarrelógio) do Mundial de Pista

Steffens mantêm ritmo do Brasileiro e fica entre os 13 melhores do mundo
© Reprodução

Após uma semana intensa de treinos com a equipe da Seleção Brasileira de Ciclismo, o paranaense Luis Carlos Steffens, disputou a primeira prova no Mundial de Pista (2025 UCI Para-Cycling Track World Championships) nesta quinta-feira (16). Na prova KM (contrarrelógio) o paraciclista terminou a classificatória na 13ª posição ao disputar com os melhores atletas do planeta. Ele melhorou levemente seu desempenho em relação ao Campeonato Brasileiro, mas as condições do dia não foram tão favoráveis.

Steffens se deparou com atletas de peso e avaliou sua participação na prova. "Essa é uma prova que eu gosto de disputar, fui medalhista no início do ano no Campeonato Brasileiro, treinei bem pra ela, mas hoje não estava com as pernas boas e acabei fazendo um tempo acima do que eu havia projetado, mas faz parte, nem sempre sai como a gente espera", ponderou. 

Agora, o paraciclista volta para a pista na sexta-feira (17), a partir das 10h, desta vez disputando a prova de 200 metros lançado. “É uma prova que o ciclista faz duas voltas pedalando e na terceira pega um embalo e se lança para os 200 metros finais. É registrado o tempo neste trecho, mas é preciso rodar as três voltas na pista”, explicou. Sobre a participação na prova, Steffens disse que é preciso ajustar a estratégia. “Além disso, vou tentar descansar bem para conseguir ter um resultado melhor na prova de amanhã (sexta, 17)", finalizou. 

A competição acontece no Rio de Janeiro e as provas são transmitidas pelo YouTube da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) no link https://www.youtube.com/@ciclismocbc?si=KfUFg__vOxzSJ1nb. O campeonato conta com seleções do mundo todo e figuram como favoritas os Estados Unidos, a Grã-Bretanha, Alemanha, Austrália, entre outros times. 

No Paraná, Luis Steffens é atleta da Associação dos Paratletas de Cascavel (APAC) e conta com o apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (Proesporte) e o patrocínio da Copel.

/Assessoria - Foto: Reprodução

Mais Lidas