23 de outubro de 2025

Cascavel

Fale conosco

Paraná

Impulso Day Pecuária trata de silagem e inovações para setor

A coordenadora de Pecuária da Coopavel, zootecnista Josiane Mangoni, explicou que o encontro teve como tema central a produção de volumoso...

Impulso Day Pecuária trata de silagem e inovações para setor
© Divulgação

De olho em conectar conhecimento técnico, inovação e sustentabilidade, o Impulso Day Pecuária 2025 reuniu mais de 150 pessoas nesta quarta-feira, 22, no Espaço Impulso, hub de inovação do agronegócio mantido pela Coopavel e o Itaipu Parquetec, no parque onde ocorre o Show Rural Coopavel. O evento, que reuniu pecuaristas, cooperados, técnicos, representantes de grandes empresas do setor e startups, aprofundou aspectos para uma pecuária ainda mais organizada e produtiva.

Na abertura, o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, destacou que o avanço da atividade está diretamente ligado à inovação. A pecuária, de acordo com ele, assim como todas as áreas do agronegócio, precisa evoluir com base no conhecimento e nas novas tecnologias. “Eventos como o Impulso Day aceleram o compartilhamento de informações e contribuem para que o segmento alcance maior eficiência e se fortaleça dentro dos princípios da sustentabilidade, cada vez mais valorizada em todo o mundo”, ressaltou Dilvo.

A coordenadora de Pecuária da Coopavel, zootecnista Josiane Mangoni, explicou que o encontro teve como tema central a produção de volumoso, especialmente a silagem, considerada a base da alimentação animal. “Para termos boa produção de leite e carne, precisamos garantir alimento de qualidade. O volumoso é imprescindível nesse processo. Falamos sobre produção de silagem, comportamento animal e alimentação de bezerras, além da escolha de híbridos adequados. A Coopavel trabalha com diversas empresas e oferece muitas opções aos produtores, que saem daqui com uma bagagem técnica importante, prontos para aplicar na propriedade e aumentar a rentabilidade”.

Acidose

O Impulso Day Pecuária contou com apresentações de especialistas de empresas reconhecidas. Maximiliano Pasetti, da Agroceres, abordou o tema Silagem de milho de qualidade: o que ainda precisamos melhorar. João Carlos Dal Pivo, gerente técnico de Nutrição da Prado Saúde e Nutrição Animal, discorreu sobre Acidose ruminal em vacas leiteiras: como evitar perdas silenciosas no rebanho.

“Essa foi uma grande oportunidade de compartilhar conhecimento sobre um distúrbio que afeta vacas de alta produção. Falamos sobre como diagnosticar e prevenir a acidose, ajustar dietas, equilibrar fibras e, assim, melhorar a saúde e a eficiência dos animais. Quanto mais saudável o rebanho, maior a produtividade e a sustentabilidade de toda a cadeia do leite”, explicou Dal Pivo.

Marcelo Augusto Strefling, líder regional de Marketing da Brevant, apresentou o assunto A importância do híbrido na produção de silagem. Tatiane Francini Knaul, coordenadora de Projetos da Embio, tratou sobre Dejetos tratados: o ouro do campo. Já o consultor técnico nacional da Cargill, João Pedro Winckler, abordou Cow signals: a linguagem das vacas a favor da produtividade. Willian Braun, gerente de Vendas da Alltech, encerrou as palestras falando sobre Nutrindo a bezerra para se tornar futuras vacas lucrativas. O encerramento foi marcado por um painel reunindo representantes da Agroceres, Prado, Brevant, Cargill, Alltech e Coopavel.

Pecuária é pujante

Para o coordenador do Grupo de Trabalho de Bovinocultura do Programa Oeste em Desenvolvimento e presidente da Sociedade Rural do Meio-Oeste, Gelson Lodi, eventos como o Impulso Day são estratégicos para o fortalecimento do setor na região. “A bovinocultura de corte e leite é pujante e encontros como esse aproximam produtores, pesquisadores e empresas. Essa troca de experiências eleva o nível tecnológico e permite que propriedades menos estruturadas se equiparem às mais avançadas. É um trabalho de grande relevância para toda a cadeia produtiva”.

Durante o evento, os participantes puderam conhecer tecnologias inovadoras, como o uso de drones e um moderno sistema de aeração de lagoas para tratamento de dejetos. Uma unidade móvel da cooperativa Sicredi esteve presente, reforçando a integração entre o agronegócio e o cooperativismo financeiro. Organizado pela Coopavel e pelo Itaipu Parquetec, o Impulso Day Pecuária reafirmou o compromisso do Espaço Impulso com a difusão de conhecimento e a valorização da produção sustentável, comentou o coordenador de Inovação, Kleberson Angelossi.

/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Mais Lidas