Paraná será referência nacional com novo modelo de pedágio e investimento bilionário nas rodovias, afirma Ratinho Junior
Durante a abertura da AveSui em Cascavel, governador destacou investimentos bilionários e expectativa para o leilão do Lote 5 do novo pedágio.
Na manhã desta terça-feira (28), o governador do Paraná, Ratinho Junior, participou da abertura da AveSui, em Cascavel, uma das maiores feiras mundiais do setor de proteína animal. Além de abordar o potencial econômico do agronegócio, o governador concentrou sua fala no novo modelo de concessão do pedágio no estado, que entra em nova fase com o leilão do Lote 5, previsto para a próxima quinta-feira.
A expectativa do governo é alta. O lote que será ofertado tem o maior valor de largada entre os já leiloados e contará com duas empresas na disputa. Ratinho Junior lembrou que os cinco lotes anteriores foram considerados bem-sucedidos, registrando concorrência acirrada e descontos significativos nas tarifas. Segundo ele, em algumas praças, os valores ficaram até 60% abaixo do cobrado no modelo antigo.
O governador reforçou o contraste entre o antigo e o novo sistema de concessões. Enquanto o contrato anterior resultou em investimentos de apenas R$ 7 milhões em 24 anos, o atual modelo prevê aportes anuais de cerca de R$ 7 bilhões, distribuídos entre seis lotes. Só nos dois primeiros lotes, já em andamento, o governo estima R$ 2,5 bilhões aplicados e cerca de 70 quilômetros de duplicações em execução neste mês de novembro.
Ratinho Junior também destacou que o modelo paranaense de concessão tem sido referência para outras regiões do país. O formato, segundo ele, combina tarifas reduzidas com grandes volumes de investimento, despertando o interesse de empresas nacionais e internacionais. O ministro da Infraestrutura, Renan Filho, teria reconhecido o Paraná como exemplo a ser seguido em novas concessões federais.
Com o avanço das obras e a expectativa de novas disputas, o governo estadual projeta que o sistema de pedágios modernizado trará melhorias expressivas na infraestrutura rodoviária, tornando o Paraná um dos estados mais competitivos em logística e transporte do Brasil.