Parque da Paz Nando Lorenzo é inaugurado em Cascavel e transforma dor em reflexão
Espaço localizado no Bairro São Cristóvão homenageia o menino Nando e se torna símbolo de consciência no trânsito e proteção da infância
Algumas histórias comovem uma cidade inteira e a do menino Nando é uma delas. No último sábado (25), a Prefeitura de Cascavel inaugurou o Parque da Paz Nando Lorenzo, localizado na Rua Tiradentes, nº 1175, no Bairro São Cristóvão, dentro da Praça do Maçom. O novo espaço público foi criado em homenagem a Fernando Lorenzo Souza Gehlen, o menino Nando, que perdeu a vida aos 9 anos, vítima de atropelamento em 16 de junho de 2024.
Mais do que uma homenagem, a inauguração representa um ato de amor e consciência coletiva, unindo comunidade e poder público em torno da importância de conscientizar as pessoas sobre a responsabilidade no trânsito e a proteção da infância. Assim, a praça nasce como um local de alegria e convivência, transformando a dor em um espaço de vida.
Durante a cerimônia, o vice-prefeito Henrique Mecabô falou sobre o significado da homenagem. “É um local que vai ficar eternizado. Aqui era o lugar preferido do Nando para brincar, o espaço onde ele sonhava ter uma rede. Agora, além da rede, ele tem uma praça toda para chamar de sua e que vai estar para sempre na memória de Cascavel”.
A construção e adequação do Parque da Paz foram viabilizadas por meio de uma parceria público-privada, com atuação da Cohavel (Companhia de Habitação de Cascavel), da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, da Transitar e da Casa Civil, além das Lojas Maçônicas de Cascavel, que contribuíram com a doação da área.
O secretário municipal de Esportes e Lazer, Alexandre Suco, destacou o como o novo ambiente ficou acolhedor. “É uma praça bonita, revitalizada, feita em homenagem a um garoto cuja história será eternizada em um espaço de convivência e alegria para muitas outras crianças e famílias.”
O local conta com playground, áreas de descanso e uma escultura criada pelo artista cascavelense Elias Neri da Silva, desenhista, escultor e arte-educador com sólida trajetória cultural e educativa. A obra reforça o propósito do espaço: integrar arte, memória e consciência social. “Entregamos à comunidade um tributo ao amor, à responsabilidade e à consciência. Que este seja um espaço de alegria, onde as crianças possam brincar e se desenvolver, e onde a lembrança do Nando inspire cuidado e empatia.”, disse a secretária do Meio Ambiente, Beatriz Bertoglio.
Emocionada, Mônica Moraes de Souza, mãe de Nando, compartilhou o sentimento de ver o sonho do filho realizado. “Cada sorriso aqui tem um pedacinho do Nando. A energia dessa praça é exatamente a dele: leve, colorida e cheia de vida. Quando o vento sopra, é como se ele estivesse aqui, como o nosso anjinho da guarda.”