IV JAIOP destaca importância da inovação e do marketing jurídico para advogados
Em auditório lotado, primeiro dia do evento contou com presença de acadêmicos e profissionais que querem se destacar no mercado
Inovação, empreendedorismo, marketing jurídico. Esses foram os principais temas de destaque no primeiro dia da IV JAIOP (Jornada da Advocacia Iniciante do Oeste do Paraná), nesta quarta-feira (29). O auditório da sede da subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Cascavel ficou lotado: mais de 200 profissionais, entre acadêmicos e advogados, foram em busca de conhecimento prático do mundo jurídico, o que reforça a importância da instituição na formação de novos profissionais.
“A intenção da Jornada é trazer aquilo que os novos advogados não aprendem na faculdade de Direito, além do networking, já que temos aqui advogados mais experientes e, inclusive, que vieram de outras subseções. Queremos trazer essas pessoas para dentro da instituição" , afirmou a advogada presidente da CAI (Comissão da Advocacia Iniciante), que organiza o evento, doutora Aline Bianchi Lopes Garcia.
A Jornada, que está na sua quarta edição e se tornou uma tradição, traz palestrantes de renome nacional. Advogados que compartilham experiência e conhecimento que vai além dos bancos universitários. “Nós ouvimos a jovem advocacia, os anseios de quem começa para montar a programação, que conta com os melhores nomes”, complementou a doutora Aline.
Para a diretora da Jovem Advocacia da OAB Cascavel, que também faz parte da organização do evento, doutora Juliana Kuhn, a Jornada não é voltada apenas para novos advogados. Quem já está no mercado há anos também precisa se atualizar, principalmente em relação às novas tecnologias. “Quem não estiver no meio digital hoje, está atrasado. E é por isso que esta edição da JAIOP vai além de ensinar acadêmicos. Todo advogado precisa buscar por inovação. É preciso ter conhecimento de marketing e, principalmente, de inteligência artificial”, comentou.
Além do conhecimento teórico, o empreendedorismo é essencial para uma carreira de sucesso. “Nós não saímos da faculdade com conhecimento para precificar, atender o cliente ou para gestão financeira. Então, a ideia enquanto instituição é trazer esse conhecimento e reforçar a importância de expandirmos horizontes”, reforçou Juliana..
Palestrante nacional destaca importância de construir autoridade jurídica
Quem abriu a rodada de palestras da IV JAIOP (Jornada da Advocacia Iniciante do Oeste do Paraná) foi o advogado Giovanni Machado, que é vice-presidente do TED (Tribunal de Ética e Disciplina) da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Goiás e palestrante nacional.
Com quase 600 mil seguidores em apenas uma das redes sociais, ele compartilha a jornada jurídica e fala para advogados, que se conectam com os desafios da carreira trazidos em forma de vídeos, fotos e até memes.
Já no início da fala para o auditório lotado da OAB Cascavel, ele compartilhou um pouco de como começou na carreira jurídica, com uma pitada de humor e realidade.
E mostrou um dos primeiros vídeos feitos na rede social, trocando de roupa: uma camiseta por terno e gravata. O intuito: mostrar que todos os profissionais são capazes de começar.
“Permita-se ser iniciante porque só assim vocês vão construir o caminho. Pensem por que vocês querem fazer isso e por que devem fazer. E quando vocês tiverem essa resposta, o ‘como’, que é o caminho para fazer, vocês vão encontrar”, explicou.
Ele também detacou a importância de construir a autoridade jurídica por meio da rede social e outras ferramentas. “Minha intenção é mostrar como se diferenciar dentro do mercado. A profissão está saturada apenas na base. Quando você sai dessa base para as prateleiras mais altas, de gente mais capacitada, até falta profissional. Então, a advocacia é muito próspera, muito segura e é preciso conhecer as ferramentas e se atualizar para conseguir um bom posicionamento no mercado”, resumiu.