19 de abril de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Secretaria de Meio Ambiente define programação para o Dia da Árvore

Diante desta necessidade de conscientização, em 2015 foi implantado em Cascavel o Plano de Arborização Urbana, por meio da Lei Municipal...

Secretaria de Meio Ambiente define programação para o Dia da Árvore

Estamos em setembro, mês em que comemoramos o Dia da Árvore, no próximo dia 21. Esta data foi instituída no Brasil pelo presidente Castelo Branco em 24 de fevereiro de 1965 e foi criada pela necessidade de conscientizar a população da importância e a preservação de um dos bens mais preciosos que nós possuímos. Diante desta necessidade de conscientização, em 2015 foi implantado em Cascavel o Plano de Arborização Urbana, por meio da Lei Municipal nº 6.482, de 20 de maio de 2015. “O plano municipal de arborização prevê o georreferenciamento para identificação de todas as espécies plantadas nas calçadas do Município. São cerca de 65 mil árvores que serão catalogadas” explicou o secretário Wagner Seiti Yonegura. 

O plano trás também o diagnóstico da situação atual das árvores existentes na área urbana de Cascavel, planejamento da arborização, regras para o plantio em todas as áreas públicas, manejo das mudas de árvores plantadas e existentes, além das regras para poda e retirada das árvores. Toda essa riqueza verde é protegida pela Patrulha Ambiental, que fiscaliza os crimes ambientais. “A partir do momento que você plantou uma árvore na sua calçada, a árvore é de domínio público e qualquer intervenção nesta árvore tem que ser autorizada e feita pelo Município. Tudo depende de uma prévia autorização da análise de um engenheiro que autoriza ou não. Temos, além dos fiscais da Sema, a  Patrulha Ambiental que trabalha de segunda a segunda porque muitas pessoas, nos finais de semana, tentam burlar a fiscalização e promovem o corte das árvores.. Para cortar uma árvore é necessária a autorização da Sema, pois existem critérios e legislação para serem observados”, explicou Vanderlei Inácio Marques, fiscal da Secretaria de Meio Ambiente.

A Sema iniciou  ainda no mês de agosto ações de conscientização e preservação com a distribuição de cerca de 2,5 mil mudas de árvores nos distritos do Rio do Salto, Juvinópolis, São Salvador, São João e Sede Alvorada.

Plantio em Cascavel

Em Cascavel no ano de 2018 foram plantadas 586 árvores e cerca de 31 mil mudas distribuídas para alunos da rede pública municipal de ensino. No ano seguinte foram 963 árvores plantadas e em 2020 1.558 mudas  plantadas no Ecopark Morumbi e mais 2.550 no Ecopark Santa cruz. “Neste mês de setembro pretendemos plantar mais de 10 mil mudas de árvores em Cascavel e para isso vamos mobilizar os estudantes e toda a comunidade”, disse a coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Indialara Rossa. 

Onde será feito o plantio das árvores

O plantio deve ser feito nas avenidas, parques e praças. A ideia é plantar 800 árvores na Avenida Brasil, 310 na Avenida Tancredo Neves, 192 árvores na Avenida Barão do Rio Branco, e 142 na avenida Leonardo Da Vincci, 111 árvores na Papagaios, 98 na Avenida Interlagos, 92 na Avenida Gralha Azul e 179 árvores na Avenida Itália

Áreas verdes

O Município de Cascavel conta com extensas áreas verdes, espaços físicos urbanos onde predominam, com majestade, grandes e belas árvores. Estas áreas possuem grande importância no bem-estar e qualidade de vida da população e estão localizadas em áreas como o bairro Parque Verde (0,82 hectare), Ecopark Santa Cruz (19,79 hectares), Parque Vitória (13,9 hectares), Parque Municipal Danilo Galafassi - no zoológico (10,6 hectares), Ecopark Morumbi (9,1 hectares), Parque Tarquinio (7,26 hectares) e Parque Ecológico Paulo Gorski (84 hectares)

Maior floresta urbana

Cascavel possui a maior floresta urbana do sul do Brasil. A reserva está localizada no Parque Ecológico Paulo Gorski e possui 1.170.000 m², sendo 600 mil m² de mata nativa, 390 mil m² de lâmina d’água(Lago)e 180 mil m² do zoológico. Além disso, há ainda a mata contígua e igualmente preservada, mas não aberta ao público, pertencente ao Exército Brasileiro, no centro da cidade

Por: SOT/Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação - Foto:

Tags:



Mais Lidas

Publicidade