29 de abril de 2025

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Ouvidoria 156 tem cerca de 80% das mais de 15 mil chamadas solucionadas

Os dados são referentes ao primeiro semestre de 2020...

Ouvidoria 156 tem cerca de 80% das mais de 15 mil chamadas solucionadas

Os cascavelenses têm acesso a um canal direto com a administração pública por meio da Ouvidoria 156. O telefone recebe denúncias e sugestões das principais demandas de Cascavel, garantindo ao cidadão que ele possa ser ouvido e seu problema solucionado. 

Neste primeiro semestre de 2020, o 156 recebeu mais de 15,1 mil chamadas. Desse total, 79,34% já foram resolvidas. As demandas em aberto, por sua vez, ainda serão respondidas, visto que ainda estão tramitando devido a suas particularidades. 

No comparativo com o mesmo período do ano passado, a Ouvidora teve um aumento de 9% nas ligações, quando foram registradas 13.830 demandas. E a principal razão para esse incremento tem ligação direta com a pandemia do novo coronavírus. Isso porque enquanto em 2019, as denúncias relacionadas à regularização de comércio, ligada à fiscalização de Alvará da Secretária de Finanças, teve 199 chamadas, neste ano, a ocorrência chegou a 2.734, um aumento de mais de 1.273%.

Vale lembrar que o Município emitiu alguns decretos proibindo ou limitando o funcionamento de alguns comércios neste ano como medida de enfrentamento à Covid-19. Além disso, os estabelecimentos que puderam abrir tiveram que seguir todas as recomendações sanitárias previstas pelas autoridades de saúde. 

No entanto, esse não foi o principal motivo de ligações no 156 em 2020. A manutenção e troca de lâmpadas é que lidera esse ranking, com 7.852 chamadas. Todas as demandas levantadas pelos moradores são levadas à secretaria responsável, que age para resolver a questão o mais rápido possível. É válido pontuar que a mesma queixa pode ser relatada por vários cidadãos. 

Com 1.900 apontamentos, a questão do mato alto e acúmulo de lixo também foi alvo nas ligações. 

PARTICITY

Além do 156, a Ouvidoria também conta com mais ferramentas para estreitar a comunicação com os cascavelenses. O cidadão pode utilizar o serviço pelo aplicativo Particity, que pode ser baixado no smartphone ou tablets ou ainda pode acessar no computador de mesa através do Portal do Município de Cascavel (cascavel.atende.net). Há ainda o Whatsapp, uma nova ferramenta para população. O número é o (45) 9 9101-8177. 

RELATÓRIO SEMESTRAL DAS 5 PRINCIPAIS DEMANDAS EM 2020

- Manutenção e troca de lâmpadas – 7.852

- Regularização de Comércio (Fiscalização de Alvará) – 2.734 

- Mato alto/ Acúmulos de lixo – 1.900 

- Queimadas/Excesso de pó/ Produtos químicos – 1.014 

- Galerias pluvias – 482

Por: SOT/Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação - Foto:

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