19 de novembro de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Gerente da Caciopar compartilha aprendizados de missão a Joaçaba

A viagem permitiu ao grupo conhecer e acessar informações sobre inovações e ecossistema de desenvolvimento local, servindo de inspiração à criação de ações estratégicas no Paraná.

Gerente da Caciopar compartilha aprendizados de missão a Joaçaba
© Divulgação

A busca por inovações e o fortalecimento de ecossistemas empreendedores foram o foco da apresentação da gerente da Caciopar, Rosane Ferreira, durante a reunião de diretoria da Acic nesta quarta-feira, 19. A executiva detalhou os resultados de missão técnica à região de Joaçaba, em Santa Catarina, que reuniu 32 pessoas, representando 25 associações comerciais e empresariais do Oeste do Paraná.

A viagem permitiu ao grupo conhecer e acessar informações sobre inovações e ecossistema de desenvolvimento local, servindo de inspiração à criação de ações estratégicas no Paraná. Rosane apresentou o roteiro de três dias, que demonstrou a integração sinérgica entre múltiplos agentes do ecossistema de Joaçaba, como instituições de ciência e tecnologia, empreendedores, startups, governo e associações locais.

O primeiro dia foi dedicado a conhecer estrutura de fomento à inovação. A comitiva visitou a Escola Municipal Mercedes Luiza Nascimento, que sediou a 1ª Amostra de Robótica da rede municipal, evidenciando investimentos na formação de talentos desde a base. O grupo também esteve no I.Nova – Unoesc, que abriga o Hub de Startups e o Núcleo de Inovação Tecnológica, ambientes ao desenvolvimento de ideias e negócios. A missão conheceu a Incubadora Tecnológica Municipal de Herval d’Oeste e o Centro de Inovação Vale do Rio do Peixe. Um destaque foi o Programa Contribuinte Incentivador de Joaçaba, que permite destinar até 20% do valor do IPTU para apoiar projetos de inovação.

O segundo dia focou no empreendedorismo inovador, com visitas a startups como a Grader (produtos para churrasco) e a Smart Pixel (máquina que separa pintainhos machos e fêmeas). A agenda incluiu encontros com a Ammoc (Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense), a CDL e a Razonet Contabilidade Digital. Ocorreu também a entrega do Prêmio Executivo Destaque, reconhecimento que faz parte do 6º Encontro dos Executivos da Caciopar, realizado em parceria com o Sebrae e o BRDE.

Inteligente

O último dia da missão explorou a aplicação da tecnologia e a pesquisa avançada. A comitiva visitou a Incubadora Tecnológica Municipal Luzerna, que testa o primeiro semáforo Inteligente da região, e o Instituto Federal de Santa Catarina, campus Luzerna, conhecido por seus laudos de materiais e peças alternativas. O roteiro foi finalizado na 2IAD – Incubadora Municipal de Inovação de Água Doce.

Representando a Acic, o gerente César Ióris acompanhou a apresentação e reforçou a importância das lições aprendidas. Ióris destacou a necessidade de o Paraná pensar em ações estratégicas para desenvolver a inovação em todo o Estado. A missão técnica, que contou com o apoio do BRDE como parceiro, reforça o compromisso das associações comerciais do Oeste do Paraná em buscar modelos de sucesso para impulsionar o desenvolvimento regional e a cultura da inovação em suas comunidades.

/Assessoria ACIC - Foto: Divulgação

Mais Lidas