24 de novembro de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Observatórios querem somar forças para tornar suas atuações mais efetivas

O evento contou com a presença do delegado da Receita Federal do Brasil em Cascavel, Antônio Carlos de Almeida, que ministrou a palestra Educação fiscal e cidadania...

Observatórios querem somar forças para tornar suas atuações mais efetivas
© Divulgação

Seis dos nove observatórios sociais em atividade no Oeste e Sudoeste do Paraná estiveram representados no 1º Encontro Regional de Observatórios Sociais realizado no dia 8 de novembro, na Acic, em Cascavel. A iniciativa e a organização do evento foram do Observatório Social de Cascavel, que comemorou no dia 12 de novembro os seus 17 anos de atuação.

Presidentes, diretores, colaboradores e voluntários dos Observatórios de Cascavel, Toledo, Medianeira, Palotina, Goioerê e Francisco Beltrão participaram de encontro que passará a integrar calendário de evento das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná. A finalidade do encontro foi aprimorar práticas de controle social e compartilhar experiências de gestão e participação cidadã, comenta o presidente do Observatório Social de Cascavel, o professor e consultor Jackson Marcelo Sékula.

O evento contou com a presença do delegado da Receita Federal do Brasil em Cascavel, Antônio Carlos de Almeida, que ministrou a palestra Educação fiscal e cidadania: o papel da RFB no fortalecimento do controle social. A apresentação destacou a importância da educação fiscal como instrumento estratégico para o engajamento da sociedade na fiscalização da boa aplicação dos recursos públicos.

Conexões

O consultor Gerson Grassia falou sobre Como gerar conexões eficazes e fortalecer seu Observatório. A abordagem de Gerson, que é também professor, empresário e graduado em Filosofia, trouxe reflexões práticas sobre comunicação, relacionamento institucional e fortalecimento das redes de apoio às ações dos Observatórios. Ele ainda destacou a importância da atuação dos Observatórios e sobre os benefícios que a união entre eles pode trazer em âmbito regional.

17 anos

Durante o Encontro Regional, os participantes celebraram o 17º aniversário de criação do Observatório Social de Cascavel, marcado pelo tradicional corte do bolo, momento de confraternização que simboliza a trajetória da entidade na promoção da transparência, cidadania e responsabilidade no uso dos recursos públicos municipais. “A atual diretoria agradece aos fundadores e a todos que, no seu momento, contribuíram para o contínuo fortalecimento do Observatório, uma ferramenta das mais importantes para contribuir com o aprimoramento da aplicação do dinheiro do contribuinte, do combate à corrupção e da prática da boa gestão pública”, ressaltou Jackson Sékula.

/Assessoria ACIC - Foto: Divulgação

Mais Lidas