05 de dezembro de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Prefeitura limpa Rio das Antas e já trabalha com prioridade em projeto definitivo para construção de uma nova ponte na Rua Salgado Filho

Nova estrutura já está em projeto para que obra seja realizada o quanto antes no bairro Canadá...

Prefeitura limpa Rio das Antas e já trabalha com prioridade em projeto definitivo para construção de uma nova ponte na Rua Salgado Filho
© Divulgação

O Município já vem de uma sequência de dias com precipitações, somente em novembro foram 184,22 milímetros, superando a média histórica.Para conter os danos provocados pelo intenso volume de chuva, equipes da Secretaria de Serviços e Obras Públicas e da Defesa Civil realizam nesta hoje (4) e amanhã  (5) a limpeza do Rio das Antas, na baixada da Rua Salgado Filho, próximo ao bairro Canadá. O serviço foi intensificado após o acúmulo de madeira e entulhos causado pelas fortes chuvas dos últimos dias, que obstruíram as manilhas e provocaram o alagamento da via, impedindo a passagem de veículos e pedestres.

Durante todo o dia, servidores atuam na remoção do material acumulado. Para garantir a segurança, a Transitar orienta o tráfego no local, que permanece totalmente bloqueado entre as ruas Lima Barreto e Pelotas.

A Prefeitura de Cascavel também já trabalha em uma solução definitiva do problema. A pedido do prefeito Renato Silva, que pediu prioridade ao local, o IPC (Instituto de Planejamento de Cascavel) elabora um projeto para a construção de uma nova ponte sobre o Rio das Antas na Rua Salgado Filho. A estrutura atual é antiga e não comporta o volume de água em períodos de chuvas intensas, o que favorece constantes alagamentos.

Segundo o engenheiro da Sesop, Marcos Almeida, o projeto deverá ser entregue pelo IPC no início do próximo ano, permitindo que a licitação seja aberta na sequência. “Se tudo correr bem, dentro dos prazos legais, em julho do próximo ano o problema estará solucionado”. No temporal recente em menos de 1 hora choveu quase 40 milímetros,  o que agravou uma situação que já vinha sendo monitorada pela administração municipal.

A proposta da Secretaria de Obras inclui a remoção da estrutura atual, a execução de um novo recapeamento e ações de contenção do assoreamento do rio. A nova ponte substituirá as manilhas, garantindo maior vazão da água, que chega a triplicar em dias de chuva. “Vamos realizar a limpeza total do local entre hoje e amanhã. A vazão estava 100% comprometida pelo entulho acumulado na entrada das manilhas. Contamos com o apoio da Transitar e, por segurança, o trecho entre as ruas Lima Barreto e Pelotas permanece fechado, sendo liberado gradualmente conforme o andamento dos trabalhos”, reforçou Marcos Almeida.

/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Mais Lidas