Concurso de Desenhos: Arte e agronegócio se integram em ação inédita do Show Rural
O concurso, realizado de 11 a 21 de novembro, recebeu 85 trabalhos, número que surpreendeu a organização.
O Show Rural Coopavel, um dos três maiores eventos técnicos do agronegócio mundial, acaba de realizar mais uma ação inédita em seus 38 anos de história. Pela primeira vez, a programação oficial abriu espaço para um concurso de desenhos que mobilizou crianças e adultos de todas as regiões do País, conectando a arte ao propósito central do evento: disseminar conhecimentos para que produtores rurais produzam mais alimentos com sustentabilidade e custos menores. A edição de 2026 do Show Rural será realizada de 9 a 13 de fevereiro e a expectativa é receber entre 360 mil e 400 mil visitantes em apenas cinco dias.
O concurso, realizado de 11 a 21 de novembro, recebeu 85 trabalhos, número que surpreendeu a organização. As composições retrataram ambientes rurais e cenários inspirados no Show Rural, traduzindo o campo por meio de traços, cores e imaginação. Depois do período de envio, as melhores artes foram levadas à votação pelos stories do evento, de 24 a 27 de novembro, em uma mobilização que ampliou ainda mais o alcance da iniciativa. Os vencedores foram anunciados no dia 1º de dezembro.
Para o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, o concurso representa uma ação inédita e carregada de significado. Ele destaca que envolver o público por meio da arte reforça o compromisso do Show Rural em aproximar pessoas, ideias e conhecimento. “Criamos uma atividade que permite que a comunidade participe de forma direta do espírito do Show Rural. Isso amplia nosso alcance e fortalece o propósito de inspirar, ensinar e mostrar caminhos para uma produção cada vez mais sustentável”.
“Recebemos 85 desenhos de diferentes partes do Brasil, evidenciando que o Show Rural conecta e inspira muito além dos limites de Cascavel”, afirma a gerente Adriana Gomes. Ela explica que o concurso, divulgado apenas pelas redes sociais da mostra de tecnologia, teve como finalidade promover uma relação lúdica entre o público e o universo do evento, além de divulgar produtos da loja oficial por meio da premiação.
Os vencedores
Na categoria adulta, Silvana Bukowski Suchecki conquistou o primeiro lugar e recebeu como premiação um chapéu, uma camiseta e uma mochila. Em segundo ficou Ana Paula Ribeiro dos Santos, premiada com um chapéu e uma camiseta. O terceiro lugar foi para Monique Vanzin, que levou um chapéu. Entre as crianças, a vencedora foi Maria Eduarda Francicani, que recebeu uma garrafinha, um livro e um chapéu. Kennedy Tadeu Bareta conquistou a segunda colocação, com direito a uma garrafinha e um chapéu. Já o terceiro posto ficou com Maria Victória Grande de Oliveira, premiada com uma garrafinha e um livro.
O ineditismo do concurso, a criatividade dos participantes e a resposta entusiasmada do público reforçam a capacidade do Show Rural Coopavel de se reinventar continuamente, comenta o coordenador geral, o agrônomo Rogério Rizzardi. Em 2026, quando os portões forem abertos para mais uma edição histórica, o evento levará consigo também as cores, os traços e as histórias de quem encontrou na arte uma forma de fazer parte de um dos maiores palcos mundiais do agronegócio, comenta Rogério.
O tema da próxima edição será A força que vem de dentro. Serão 600 expositores nacionais e estrangeiros que vão mostrar o melhor em tecnologias e inovações par o campo. O acesso ao parque e a utilização de vagas de estacionamento são gratuitos.