10 de dezembro de 2025

Cascavel

Fale conosco

Paraná

Agroindústria conquista selo que a permite vender em todo o Brasil

A cerimônia de entrega, realizada com a presença de autoridades municipais e estaduais, foi marcada por emoção, reconhecimento e pelo orgulho da comunidade

Agroindústria conquista selo que a permite vender em todo o Brasil
© Divulgação

A Charcutaria Caravaggio, de Catanduvas, acaba de alcançar um feito histórico para o município. A pequena agroindústria familiar, tocada pelos produtores associados à Coopavel Maiara Detone Rocha Neis e Edinei Neis, acaba de receber o Selo Arte. A certificação é concedida pelo governo federal e reconhece a qualidade da produção artesanal de alimentos e autoriza a sua comercialização em todo o território nacional. Com isso, sete produtos da empresa estão oficialmente habilitados para chegar a prateleiras de todo o Brasil, um feito inédito para Catanduvas.

A cerimônia de entrega, realizada com a presença de autoridades municipais e estaduais, foi marcada por emoção, reconhecimento e pelo orgulho da comunidade. Participaram o prefeito Ademar Luiz Burckhardt, o vice-prefeito Lindomar Pereira dos Santos, o presidente da Câmara Ayrton Ferreira, além da coordenadora estadual de Agroindústria do IDR-Paraná, Caroline Marques da Silva, do gerente regional do IDR-Paraná, Lindomir Pezenti, secretários municipais e líderes locais. Todos destacaram a relevância da conquista para a diversificação econômica do município e para o fortalecimento da agroindústria familiar.

Grupo Seleto

O Selo Arte certifica que os produtos foram elaborados de forma artesanal, com técnicas manuais e respeito às tradições regionais e culturais, comenta Lindomir. Apenas um grupo seleto de agroindústrias no Paraná possui essa certificação, o que torna o avanço da Charcutaria Caravaggio ainda mais expressivo. Sete produtos foram certificados, entre eles o salame tipo italiano, o salame tipo italiano com crosta de pimenta e a linguiça de pernil suína defumada. A qualidade da charcutaria já havia sido reconhecida anteriormente, com destaque em concursos nacionais pela excelência dos seus produtos.

Para o casal empreendedor, a certificação simboliza um caminho construído com perseverança e compromisso. “O significado desse selo é um trabalho contínuo, sempre com os pés no chão e prezando pela qualidade da matéria-prima. Poucas empresas do Paraná têm essa certificação. Conquistá-la é uma grande alegria e a certeza de que estamos no caminho certo”, afirma Maiara.

O prefeito Ademar ressaltou que o avanço da Charcutaria Caravaggio demonstra o impacto positivo da união entre o poder público e o setor privado. “Essa conquista mostra o quanto é determinante apoiar o empreendedorismo local. É assim que construímos um desenvolvimento sustentável para Catanduvas”. Associados da Coopavel, Maiara e Edinei reconhecem o papel da cooperativa e da Credicoopavel no avanço do negócio. “A cooperativa é parceira do produtor que trabalha e produz. O apoio foi importante para crescermos”, afirma Edinei.

O Selo

O Selo Arte é uma certificação que permite a comercialização interestadual de alimentos de origem animal produzidos de forma artesanal. Ele atesta que o produto foi feito com técnicas majoritariamente manuais, matéria-prima de origem definida e com características tradicionais, regionais ou culturais. A obtenção do selo facilita o acesso a novos mercados e aumenta o valor do produto. O Ministério da Agricultura e Pecuária é responsável pela regulamentação e coordenação do Selo.

A agroindústria

Criada em 15 de setembro de 2020, em plena pandemia do Covid 19, a empresa nasceu da necessidade de encontrar alternativas de renda dentro da propriedade rural. “Começamos com pernil suíno e, aos poucos, fomos aumentando a produção. Hoje, chegamos a cerca de uma tonelada de produtos artesanais por mês”, relata Edinei. Até então, a maior parte da produção ficava em Catanduvas. Agora, com o Selo Arte, novos horizontes se abrem: “Vamos alcançar cidades vizinhas, todo o Paraná e, quem sabe, o Brasil inteiro”.

/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Mais Lidas