Hospital de Retaguarda Allan Brame Pinho reduz infecções e fortalece a segurança do paciente
Desde 2024, a unidade integra o projeto Saúde em Nossas Mãos, iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com hospitais de excelência do PROADI-SUS, que tem como meta reduzir em 50% as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde...
O Hospital de Retaguarda Allan Brame Pinho (HR), com gestão compartilhada com o Consamu, vem se destacando nacionalmente pelos avanços na segurança do paciente e no controle de infecções hospitalares. Desde 2024, a unidade integra o projeto Saúde em Nossas Mãos, iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com hospitais de excelência do PROADI-SUS, que tem como meta reduzir em 50% as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) em hospitais públicos, com foco nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
No HR, a execução do projeto é conduzida por uma equipe multidisciplinar formada por profissionais da enfermagem, fisioterapia, medicina, nutrição, psicologia e serviço social. A coordenação está a cargo da equipe de melhoria da Enfermagem, composta por Michelle de Marchi Sanches, coordenadora de Enfermagem; Débora Caroline Farias Lobo, responsável pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH); Bárbara Cristina Ewerling, encarregada da UTI; e Eliane Pinho Maia, encarregada do serviço de hemodiálise.
Com ações diárias, capacitações permanentes e a adoção de práticas baseadas em evidências científicas como bundles de prevenção, monitoramento sistemático de indicadores, padronização de processos e fortalecimento da cultura de segurança — o hospital alcançou resultados expressivos entre 2024 e 2025. No período, foi registrada redução de 89% nos casos de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV) e eliminação total das Infecções do Trato Urinário (ITU). Também houve avanço consistente na melhoria dos indicadores de Infecção Primária de Corrente Sanguínea Laboratorialmente Confirmada (IPCSL).
Como parte do processo de qualificação contínua, o HR recebeu, no dia 4 de dezembro, a visita técnica da equipe do PROADI-SUS do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, instituição de referência no projeto. Segundo a coordenadora de Enfermagem, Michele Sanches, o encontro reforçou o compromisso conjunto com a excelência assistencial, a troca de experiências e o fortalecimento das ações voltadas à segurança do cuidado e à qualidade do atendimento aos pacientes.