09 de janeiro de 2026

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Prefeitura recebe aval da ANTT para construir obra da trincheira do Cascavel Velho

Com aprovação, licitação deve ser publicada dentro de 60 dias para garantir segurança e mobilidade aos moradores da região Sul...

A Prefeitura de Cascavel acaba de receber uma grande notícia para toda comunidade, especialmente para a região sul. O governo municipal recebeu, hoje (8), a aprovação da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para realizar a obra da tão aguardada trincheira do Cascavel Velho, uma reivindicação de décadas que a cada dia se aproxima mais de ser definitivamente resolvida e se tornar realidade. 

Após articulação do prefeito Renato Silva, o governo municipal tem se movimentando para resolver o impasse e garantir a segurança e mobilidade da região. “Quero compartilhar com vocês uma boa notícia. A ANTT acabou de aprovar a autorização da nossa trincheira do Cascavel Velho, para a implantação da passagem inferior trincheira e duplicação da BR-277 no quilômetro 580 no município de Cascavel. Agora é só a Secretaria de Infraestrutura do Estado do Paraná aprovar. O Governador Ratinho Júnior já autorizou a verba, já garantiu e nós vamos nos próximos 60 dias licitar, iniciando essa obra tão sonhada, tão esperada”, detalha o prefeito. 

O trecho estava sob responsabilidade da Concessionária EPR Iguaçu, que faria a obra no sexto ano do contrato. No entanto, devido à urgência dessa infraestrutura tão necessária que pode salvar vidas, o Município fará a obra. O EPR agora autorizará a aprovação protocolada pela ANTT. 

Os trâmites burocráticos seguem para publicar a licitação em até 60 dias.  Com o recurso na ordem de R$ 20 milhões já garantido pelo Estado, será realizada a construção do viaduto sobre a BR-277. É uma obra prioritária da gestão.  

O viaduto vai ligar as Rua Munique, no bairro Cascavel Velho, à Rua Waldemar Casagrande, na área do Lago Municipal, além de alças de acesso à BR-277. Hoje, o principal acesso é o Trevo da Portal, que não atende totalmente às necessidades do fluxo intenso de veículos da rodovia.

Com o novo viaduto, mais de 65 mil moradores da região Sul, que aguardam há anos pela obra, serão impactados.

/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Mais Lidas