16 de janeiro de 2026

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Com Operação Resgate pela Vida ID 2026, Prefeitura reforça segurança nas ruas de Cascavel

A Secretaria de Segurança Pública e Proteção à Comunidade, por meio das Guardas Municipal e Civil Patrimonial, toma à frente para garantir a segurança e combater possíveis ações...

Com Operação Resgate pela Vida ID 2026, Prefeitura reforça segurança nas ruas de Cascavel
© Divulgação

O cenário, há algum tempo, já é outro em Cascavel. Visivelmente o número de pessoas em situação de rua tem diminuído. No entanto, o trabalho não para.  O prefeito Renato Silva determinou a Operação Resgate pela Vida ID 2026, que iniciou na última terça-feira (13) e segue ativa, com abordagens a pessoas em situação de rua. Ontem (16), foi dia de intensificar as atividades. 

A Secretaria de Segurança Pública e Proteção à Comunidade, por meio das Guardas Municipal e Civil Patrimonial, toma à frente para garantir a segurança e combater possíveis ações criminosas. “É uma ação contínua. Não tem prazo para acabar. E a comunidade pode participar dando informações. Se você tiver alguma situação, ligue para o 153. Nós vamos dar a resposta. A população pode ficar tranquila, a Secretaria de Segurança e as demais secretarias estão atentas para garantir uma qualidade de vida melhor”, pontua o secretário, Coronel Lee.

A operação já recuperou dois veículos, retirou 18 objetos perfurocortantes das ruas, cumpriu um mandado de prisão de estupro de vulnerável e quatro ferramentas utilizadas para consumo de drogas foram apreendidas.

A Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas também fez um encaminhamento involuntário para clínica especializada. “Nós, junto com a Assistência Social e Saúde, realizamos o laudo técnico e assim fazemos o encaminhamento para clínica especializada ou casa terapêutica. Desde o ano passado, tivemos um índice de recuperação muito bom. O nosso objetivo é trazer e ofertar às pessoas oportunidades”, destaca o secretário de Política Sobre Drogas, Marcelo Silva.

A operação une ações de segurança a medidas de apoio social para pessoas em situação de rua que aceitam o amparo do poder público. Durante as abordagens, são ofertados atendimentos como acolhimento, passagens para retorno à cidade de origem e encaminhamento para vagas de emprego, entre outros serviços, conforme a avaliação da equipe técnica.

No ano passado, 1.738 passagens foram emitidas a pessoas que quiseram retornar à cidade de origem. Em 2026, até o momento, já foram emitidas 83 passagens para destinos diversos. O serviço de Abordagem Social pode ser acionado por qualquer cidadão pelo telefone (45) 98431-6376, quando ver alguém em situação de rua.

DADOS

Em 2025, o Município registrou 83 pacientes atendidos em clínica especializada por meio de internamento involuntário.

No ano passado, a Secretaria de Segurança Pública e Proteção à Comunidade abordou mais de 5,6 mil pessoas, sendo 3,7 mil com algum indicativo criminal. Foram cumpridos 18 mandados de prisão, 48 pessoas detidas por furto e retirados das ruas quase 3 mil objetos perfurocortantes, como facas, facões, tesouras, barras de ferro, barras de concreto e lâminas artesanais com cabo improvisado, entre outros.

/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Mais Lidas