Ciclo reforça integração, tecnologia e proximidade com criador de aves
A proposta é mostrar, de forma prática e didática, como funciona o Ciclo de Avicultura da Coopavel, modelo que integra fomento, assistência técnica, produção, processamento industrial...
O setor de aves da Coopavel terá presença estratégica e ampliada durante o 38º Show Rural Coopavel, de 9 a 13 de fevereiro, em Cascavel, no Oeste do Paraná. Com foco em tecnologia, transferência de conhecimentos e relacionamento com o produtor, a área vai apresentar uma programação diversificada e pensada para atender às demandas atuais da avicultura e fortalecer a integração entre campo, indústria e mercado.
A proposta é mostrar, de forma prática e didática, como funciona o Ciclo de Avicultura da Coopavel, modelo que integra fomento, assistência técnica, produção, processamento industrial e comercialização, garantindo eficiência, padronização e segurança ao sistema produtivo, comenta o gerente de Fomento e do Frigorífico de Aves, Noraldino Borborema.
No CTA, o visitante poderá acompanhar de perto como esse ciclo se materializa no dia a dia da cooperativa, desde o apoio técnico ao produtor até a entrega de um alimento de qualidade ao consumidor final. O espaço está em revitalização e ganha uma ambientação mais moderna e acolhedora. “O Show Rural é uma vitrine para apresentar esse modelo de integração e reforçar o compromisso da cooperativa com o desenvolvimento da atividade”, diz Noraldino.
A equipe técnica do fomento avícola estará no CTA para atender produtores, esclarecer dúvidas, trocar experiências e orientar sobre melhorias que podem ser implementadas no dia a dia das propriedades. Os visitantes conhecerão produtos que fazem parte do ciclo produtivo da Coopavel. Haverá exposição em geladeiras e degustação das três proteínas produzidas pela cooperativa: frango, suíno e peixe. As degustações acontecerão, principalmente, no Pavilhão Pecuário.
Circuito de palestras
As palestras do Conexão Avicultura acontecerão durante três dias no CTA, de 10 a 12, sempre das 14h às 15h. A iniciativa foi criada para aprofundar temas relevantes do setor, reunindo especialistas e empresas parceiras que atuam diretamente com tecnologia, manejo e ambiência na produção avícola, explica o médico-veterinário Cezar Leopoldo Szekut. “O Conexão Avicultura foi pensado para oferecer conteúdos objetivos, aplicáveis e alinhados às principais necessidades dos produtores integrados. As quatro palestras serão realizadas nos três dias”, observa Cezar.
As palestras serão sobre Sistemas construtivos eficientes, ministrada por Ricardo Piazzoli Parente, da Plasson; Avicultura inteligente: gestão de dados para inovar e gerar resultados, com Alan Leandro Vilarino, da InoBran; Desafios no manejo de verão, com Lederson Trindade de Lima, da Corti Avioste, além do tema Resultados com aquecimento radiante, com Rudolf Giovani Portela, da Cumberland Agromarau.
O Centro Tecnológico da Avicultura contará também com a participação de empresas ligadas à tecnologia da avicultura, fortalecendo a conexão entre produtores, cooperativa e fornecedores de soluções inovadoras. O 38º Show Rural Coopavel será de 9 a 13 de fevereiro, com 600 expositores. O acesso ao parque e o uso do estacionamento são gratuitos. O tema deste ano será A força que vem de dentro.