10 de fevereiro de 2026

Cascavel

Cascavel

Unioeste, Seti e Fundação Araucária expõem projetos no Show Rural

O evento espera receber 400 mil visitantes e no estande da Instituição terá um calendário movimentado nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, no seu quinto ano de participação.

Foto: Divulgação

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a maior instituição de ensino superior do Oeste e do Sudoeste, está com um estande com uma variedade de atrações durante o Show Rural, que segue até 13 de fevereiro de 2026, no Parque Tecnológico. 

O evento espera receber 400 mil visitantes e no estande da Instituição terá um calendário movimentado nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, no seu quinto ano de participação. 

No total, são  oito projetos de extensão e pesquisa, mostra dos cursos mais vocacionados às áreas de agricultura, agropecuária e agronegócios: Engenharia Agrícola, Agronomia, Engenharia de Pesca e Zootecnica, atividades da Agência de Inovação (Inova), exposição de livros e cooperação para exposição das bancadas da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Seti) e de Fundação Universitária. 

A Seti é responsável por todas as instituições de ensino superior (IES) do Paraná: Unioeste, universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), do Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Juntas, ofertam 3.757 vagas distribuídas em 440 cursos de nível superior, sem contar os cursos de Mestrado e Doutorado. 

Também está no evento a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA) que busca o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Estado do Paraná, por meio de investimentos em ciência, tecnologia e inovação. 

Durante essa semana acontece exposição permanente da Editora Universitária e a Agência de Inovação Inova-Unioeste está em um espaço integrado ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 

O Show Rural é um dos maiores eventos do setor de agronegócio na América Latina com 600 expositores e expectativa e movimentou, no ano passado, R$ 7 bilhões, figurando como o maior acontecimento do setor da América Latina e dos países do Mercado Comum do Cone Sul. 


Cursos

O Campus de Marechal Cândido Rondon apresenta  os seguintes projetos: Solo na Escola, que irá fazer uma mostra especifica sobre o que é e qual a importância da “terra”. 

O mesmo campus também leva Zootecnia e Equoterapia, uma iniciativa de terapia com cavalos para crianças e adolescentes neurodivergentes e também Programa Paraná Mais Orgânico (PMO) , uma ação específica sobre a sustentabilidade do ecossistem. 

O Campus de Cascavel apresenta o Espaço Maker, uma ação voltada ao processo de aprendizagem mão na massa, com impressões em 3 D, que permite o manuseio dos conteúdos. 

De Cascavel também acontece a exposição do Projeto do LAMIBI, um laboratório com perfil multiusuário de prestação de serviços para comunidade interna e externa nas áreas de Microbiologia, Biotecnologia e o Projeto WebGis, iniciativa voltada para a análise e gerenciamento de bancos de dados geoespaciais em tempo real, inclusive do público do estande Unioeste no Show Rural. 

Já o Campus de Toledo expõe os projetos: Engenharia de Pesca e Tecnologia da Aquicultura e AgriTech Symbiosis. O primeiro mostra resultados e materiais de pesquisas realizadas pelo curso de Engenharia de Pesca, considerando-se a produtividade de peixes na região Oeste e em todo o Estado.  O Agritech, por sua vez  é um ambiente multidisciplinar que integra ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica.

Foz do Iguaçu apresenta o projeto Envelhecer com Saúde levará para a exposição um Simulador de Idade Avançada (SIA) criado para proporcionar uma experiência imersiva e educativa sobre o envelhecimento. 

Os projetos da Unioeste terão foco na divulgação e tecnologia, ações de extensão e comunidade; parcerias estratégicas, com fortalecimento do vínculo entre a academia e o setor do agropecuário e de agronegócio voltado ao desenvolvimento regional e suas interfaces com a pesquisa.

Por: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Leia Também

Usamos cookies para melhorar sua experiência. Veja nossa Política de Privacidade .