10 de fevereiro de 2026

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Cascavel terá festival do comércio móvel e setor focado no empreendedorismo de rua

Vice-prefeito, Henrique Mecabô, representando o prefeito, assinou decreto que cria setor de comércio móvel-ambulante; ato também lançou festival

Cascavel terá festival do comércio móvel e setor focado no empreendedorismo de rua
© Divulgação

A prefeitura de Cascavel deu um importante passo no apoio e fomento aos empreendedores de rua da cidade, com dois importantes atos realizados na manhã desta terça-feira (10), no Show Rural Coopavel. As iniciativas estão vinculadas a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEMDEC).

O vice-prefeito, Henrique Mecabô, representando o prefeito Renato Silva, assinou decreto que cria o setor de comércio móvel-ambulante na SEMDEC. Com isso, o segmento, que já contava com um trabalho contínuo de suporte, terá ampliação das políticas públicas que favoreçam este tipo de negócio, que ajuda diretamente na economia do Município. O setor é uma porta única para ajudar os empreendedores a acessar diferentes áreas da prefeitura.

“O setor representa a ampliação do nosso compromisso com os empreendedores de rua, que tanto fazem a diferença na nossa cidade. É muito importante que sejamos cada mais ser parceiros, ajudando continuamente a melhorar o ambiente empreendedor deste segmento”, destaca Mecabô. “Agora, com o decreto, fica o compromisso firmado por escrito, com um setor designado, para ampliar ainda mais o trabalho já desenvolvido. Assim, a gestão municipal demonstra que se preocupa com os grandes e médios negócios, mas também com estes empreendedores que fazem das nossas ruas espaços de gastronomia e de lazer em geral. É cuidar do micro para cuidar do macro”, complementa o vice-prefeito.

O setor é chefiado por Claudio Amaral, que tem um histórico de contribuição com os empreendedores de rua. “Estamos no dia a dia trabalhando com estes comerciantes e isso permite que possamos ser resolutivos nas ações desenvolvidas. Conhecendo a realidade deles, podemos, enquanto poder público fazer a diferença para que esses negócios prosperem ainda mais, de forma organizada. O decreto criando o setor mostra um olhar especial do prefeito Renato Silva e do vice Henrique Mecabô e certamente vão vir ótimos resultados”, avalia Amaral.

Também na oportunidade, na sala da prefeitura no Show Rural, foi anunciado o 1º Festival do Comércio Móvel de Cascavel. O evento reunirá gastronomia, artesanato e outros comércios de 10 a 12 de setembro deste ano. Será uma iniciativa em parceria com o Departamento de Turismo da SEMDEC. Os detalhes ainda serão divulgados. “A SEMDEC tem tido este olhar integrado, fazendo com que as ações atinjam mais de um objetivo. Será assim com o festival, que permitirá, inclusive, atrair turismo para nossa cidade”, comemora o vice-prefeito, Henrique Mecabô.

Estavam presentes vários empreendedores de rua de Cascavel, de vários bairros. Também participou do ato o presidente da ACIC (Associação Comercial e Industrial de Cascavel), Marcio Blazius. Pelo Município, além do vice-prefeito, estiveram a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Margarida Carneiro, o Diretor de Desenvolvimento Econômico, Everton Porfírio, o Diretor de Turismo, Paulo Janke, o chefe do setor de comércio móvel-ambulante, Claudio Amaral, o Diretor da Secretaria de Finanças, Evandro Teixeira, e a Secretária de Meio Ambiente, Beatriz Bertoglio.

/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Mais Lidas