17 de fevereiro de 2026

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Reunião no Show Rural debate cenário econômico da indústria e fortalece parceria entre Sicoob e Fiep

O presidente da Fiep, Edson Vasconcelos, compartilhou dados de uma pesquisa recente realizada pela entidade, que apontam um cenário de continuidade dos investimentos no setor.

Reunião no Show Rural debate cenário econômico da indústria e fortalece parceria entre Sicoob e Fiep
© Divulgação

O diretor de Negócios do Sicoob Unicoob, Carlos Alessandro Schlick, e o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credicapital, Gizélio Linhares, participaram, na última terça-feira, 10 de fevereiro, de uma reunião institucional na sala da Fiep, durante o Show Rural Coopavel 2026, em Cascavel (PR). O encontro reuniu lideranças da Fiep para debater o cenário econômico atual das indústrias paranaenses e as perspectivas de investimento no estado.

Também estiveram presentes o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Edson Vasconcelos; o vice-presidente da entidade, João Alberto Andrade; e o coordenador regional Oeste da Fiep, Gilberto Bordin. A conversa abordou os desafios enfrentados pelo setor industrial, o ambiente econômico e a importância de soluções financeiras alinhadas à realidade das empresas.

Durante a reunião, Carlos Schlick reforçou a atuação do Induscoop, convênio criado pelo Sicoob para atender a indústria com exclusividade e em parceria com a Fiep, oferecendo alternativas de crédito e apoio financeiro ao desenvolvimento industrial. A iniciativa foi estruturada inicialmente para atender as indústrias do estado de São Paulo, por meio da Fiesp, e, desde o ano passado, passou a contemplar também as indústrias do Paraná, via Fiep. “Em qualquer reunião, nós estaremos presentes para oferecer o Induscoop como parceiro das indústrias paranaenses”, destacou Schlick.

O presidente da Fiep, Edson Vasconcelos, compartilhou dados de uma pesquisa recente realizada pela entidade, que apontam um cenário de continuidade dos investimentos no setor. Segundo ele, 84% das empresas consultadas pela Fiep, afirmaram que vão investir em 2026, pois necessitam de investimentos para atualizar seu parque fabril. Deste levantamento, os dados mostraram que dobrou, de 7% para 14%, o número de empresários que indicam as cooperativas como sua principal escolha para financiar seus investimentos.

A reunião reforçou a aproximação entre o cooperativismo financeiro e o setor industrial paranaense, evidenciando o papel do Sicoob como parceiro estratégico não apenas do agronegócio, mas também da indústria, especialmente em um contexto que exige planejamento financeiro, crédito estruturado e relações institucionais sólidas.

Sobre o Sicoob

Instituição financeira cooperativa, o Sicoob reúne mais de 9,5 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, oferecendo um portfólio completo de soluções financeiras, como crédito, investimentos, cartões, consórcios, seguros, previdência e meios de pagamento. Com mais de 4,7 mil pontos de atendimento, é a instituição financeira com o maior número de agências do Brasil, sendo a única presente em mais de 420 municípios.

No Paraná e em outros seis estados, o Sicoob atua de forma estratégica por meio do Sicoob Central Unicoob, uma de suas principais cooperativas centrais, com forte presença no agronegócio. O Unicoob está presente em 298 municípios, reúne 15 cooperativas filiadas, 464 agências, mais de 4.384 colaboradores e atende aproximadamente 833,9 mil cooperados. Com R$ 25,96 bilhões em ativos totais e R$ 17,59 bilhões em carteira de crédito, o Sicoob reforça seu compromisso com o desenvolvimento regional e com o fortalecimento do produtor rural e do empresário do agro.

/Assessoria - Foto: Divulgação

Mais Lidas