20 de fevereiro de 2026

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Cascavel reforça estrutura de saúde com construção de novas USFs no XIV de Novembro e no Jardim Palmeiras

Prefeito em exercício, Henrique Mecabô, vistoria obra dos prédios novos, que vão ampliar a capacidade de atendimento da saúde pública

Cascavel reforça estrutura de saúde com construção de novas USFs no XIV de Novembro e no Jardim Palmeiras
© Divulgação

A manhã desta sexta-feira (20) foi marcada por visitas técnicas a obras da saúde em Cascavel. O prefeito em exercício, Henrique Mecabô, vistoriou duas construções de novas unidades que irão fortalecer e ampliar a rede pública de atendimento no município.

As obras vão garantir mais acesso e qualidade no atendimento em diferentes áreas da rede, descentralizando serviços, ampliando a cobertura da atenção básica e humanizando cada vez mais o cuidado prestado à população.

A primeira obra visitada foi a da USF Palmeiras, localizada na Rua Tarcílio Wagner, n°480 , que recebe um investimento de R$ 4.225.760,00. A unidade terá mais de 819 metros quadrados de área construída, além de espaço de convivência e Academia da Saúde, destinada ao desenvolvimento de atividades com a comunidade. Com previsão de entrega para julho, a obra já alcançou aproximadamente 40% de execução.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Ali Haidar, a unidade do Palmeiras é a quarta do município construída no modelo porte quatro, com estrutura ampliada e capacidade para até quatro equipes de Saúde da Família, podendo futuramente chegar a seis equipes dentro do mesmo espaço físico. Atualmente, o atendimento na região funciona em um imóvel locado, com estrutura limitada, que já não comporta adequadamente a demanda da população nem o número necessário de profissionais. “Hoje nós temos uma unidade funcionando em um espaço locado, simples e que já não atende às necessidades da população, tanto em estrutura quanto na possibilidade de ampliar equipes. Essa nova unidade foi planejada para garantir um espaço adequado, com ambiência apropriada e capacidade para expandir o atendimento conforme a demanda da região”, destacou o secretário.

A nova estrutura foi projetada para garantir ambiência adequada, ampliação da equipe multiprofissional e atendimento conforme os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde. O novo modelo de organização prevê duas equipes iniciando os atendimentos às 7h e outras duas às 10h, garantindo cobertura integral até as 19h. Dessa forma, em determinados períodos do dia, a unidade contará com quatro médicos, quatro enfermeiros e demais profissionais atuando simultaneamente, ampliando a oferta de consultas e reduzindo o tempo de espera.

Com quatro equipes, a unidade poderá atender um território de até 16 mil habitantes, seguindo o parâmetro de uma equipe para cada quatro mil moradores. A estimativa é de aproximadamente 100 atendimentos por dia na unidade, considerando que cada médico realiza entre 20 e 25 consultas diárias.

Durante a vistoria, o prefeito em exercício destacou que os investimentos não se limitam a uma única unidade. “Não é só mais uma unidade. Estamos falando de obras em quatro unidades de saúde da família: Palmeiras, Lago Azul, Gralha Azul e XIV de Novembro, além da obra do CAPS III, do CAPS Infantil, da ampliação do Hospital Municipal de Retaguarda para implantação de um centro cirúrgico 24 horas e, em breve, da ordem de serviço da nova Policlínica Regional. São muitos avanços na saúde”.

Henrique Mecabô ressaltou ainda que a saúde é uma das demandas mais sensíveis da população. “A saúde é um desafio constante, diário, que nunca se supera completamente. É, muitas vezes, a demanda mais emergencial do cidadão cascavelense. Por isso, fiz questão de visitar essas obras. Aqui no Palmeiras, por exemplo, estamos saindo de uma sala comercial pequena para uma estrutura própria”.

Morador do Jardim Palmeiras há 38 anos, o aposentado Luís Aparecido Chaves acompanha de perto a construção da nova unidade. “Estou achando ótimo. Vai ficar muito bom para o bairro e para todos que moramos aqui. Faz bastante tempo que a gente esperava por uma unidade desse tamanho. Agora, graças a Deus, vai sair”, celebra.


USF XIV DE NOVEMBRO

Outra obra importante visitada é a da USF XIV de Novembro, localizada na Rua da União, N°295, com investimento de R$ 3.985.958,44 , hoje conta com uma estrutura em atividade, mas com espaço reduzido e apenas duas equipes de saúde da família, com a nova estrutura que está em construção, aumentará o espaço e trará mais conforto para população, além de proporcionar o aumento de profissionais atendendo. A obra conta com 40% já finalizada.

Além das obras no Palmeiras e no XIV de Novembro, o Município também avança na construção de novas estruturas nos bairros Gralha Azul e Lago Azul, substituindo prédios antigos e deficitários por unidades modernas e planejadas para acompanhar o crescimento da cidade. A proposta, segundo a Secretaria de Saúde, é pensar Cascavel a longo prazo, com equipamentos públicos capazes de atender não apenas a demanda atual, mas também a expansão populacional nas próximas décadas.

/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Mais Lidas