30 de março de 2026

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Vacinação contra gripe segue para grupos prioritários em todas as unidades de saúde de Cascavel

Idosos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas são prioridades; imunização ocorre de segunda a sexta-feira, sempre a partir das 8h

Vacinação contra gripe segue para grupos prioritários em todas as unidades de saúde de Cascavel
© Divulgação

A Secretaria de Saúde de Cascavel aplicou quase 7 mil doses de vacina contra a influenza no “Dia D”, no último sábado (28), mas a imunização continua até dia 30 de maio em todas as unidades de saúde do Município para os grupos prioritários.

A aplicação dos imunizantes ocorre sempre de segunda a sexta-feira, com início às 8h e segue até 15 minutos antes do fechamento de cada unidade, inclusive com atendimento no horário de almoço.

Em Cascavel, o público-alvo ultrapassa 140 mil pessoas, sendo os principais.

Crianças entre 6 meses e menores de 6 anos: 26.474 pessoas

Idosos: 54.763 pessoas

Gestantes: 3.397 pessoas

A meta é imunizar 90% do público-alvo para ter uma ampla cobertura vacinal. A dose protege contra o agravamento da influenza.

O grupo prioritário completo é formado por:

- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias);

- Idosos acima de 60 anos

- Trabalhadores da saúde;

- Gestantes e puérperas;

- Professores, povos indígenas, pessoas em situação de rua;

- Profissionais das forças de segurança e salvamento e forças armadas;

- Pessoas com doenças crônicas e/ou com deficiência permanente;

- Caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários;

- População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade;

- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;

- Trabalhadores dos Correios.

A orientação é levar a carteirinha de vacinação para manter o documento atualizado. Vale destacar que a vacina já foi incorporada ao calendário nacional para as crianças, idosos e gestantes e ficará disponível nas salas de vacinação de forma permanente.

A Secretaria de Saúde lembra que ano passado os números da campanha ficaram muito aquém da meta de cobertura e reforça a necessidade da imunização, especialmente os mais vulneráveis. Os idosos, por exemplo, só chegaram a 60% da cobertura. As crianças, bastante suscetíveis à influeza, a 56%. Por fim, as gestantes, não atingiram 44% de cobertura. Agora, é a hora de Cascavel mudar essa história.

/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Mais Lidas