Cascavel lança programa de Captação Solidária de Ração
Iniciativa busca envolver comunidade, empresas e eventos para fortalecer o Banco Municipal de Ração e ampliar o cuidado com os animais
A Prefeitura de Cascavel, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e do Setor de Bem-Estar Animal, lançou ontem (29) o Programa de Captação Solidária de Ração. A proposta é simples: mobilizar a comunidade e firmar parcerias para aumentar a arrecadação de ração destinada ao Banco Municipal de Ração.
O prefeito de Cascavel, Renato Silva participou do lançamento e destacou a importância do projeto, que tem como objetivo apoiar protetores, ONGs e famílias em situação de vulnerabilidade no cuidado com seus pets. A iniciativa também fortalece a política de proteção animal do município, incentivando a solidariedade e a participação da população.
“O nome já diz tudo: Captação Solidária de Ração. É o envolvimento da sociedade para ajudar quem ama os animais como as ONGS e os protetores mas nem sempre tem condições de oferecer tudo o que eles precisam. Um programa como esse sensibiliza as pessoas e torna tudo mais leve para todos”, pontua o prefeito.
A proposta é criar uma rede permanente de arrecadação, com o apoio de eventos, empresas e instituições. Assim, será possível garantir um abastecimento contínuo do Banco de Ração e ampliar o atendimento a quem precisa.
Segundo a secretária de Meio Ambiente, Beatriz Bertoglio, o objetivo é aproveitar o potencial dos eventos da cidade e das parcerias com empresas para fortalecer o programa. Atualmente, 23 cadastros já são atendidos, entre ONGs, protetores independentes e famílias em vulnerabilidade social. “Queremos ter uma previsão mensal de arrecadação para garantir a distribuição aos cadastrados. Além disso, vamos reconhecer os parceiros com o selo de ‘Parceiro Solidário na Captação de Ração'". O programa amplia uma política pública já existente e convida a sociedade a participar de forma mais ativa na causa animal.
Para 2026, a expectativa é arrecadar cerca de 15 toneladas de ração, com crescimento previsto de 30% ao ano nos períodos seguintes. Hoje, a demanda mensal é de 2,5 toneladas, volume ainda insuficiente para atender todas as necessidades. “A criação de mecanismos contínuos de arrecadação é essencial para envolver a sociedade civil, empresas e organizadores de eventos em ações solidárias”, diz a secretária.
O programa funcionará por meio de parcerias com eventos, empresas e instituições interessadas em promover campanhas de arrecadação. Entre as ações previstas estão campanhas em eventos culturais, esportivos, feiras e festivais, mobilizações comunitárias, criação de pontos de coleta, além de iniciativas de conscientização sobre o bem-estar animal.
O vice-presidente da Acic, Antonio Ruys, ressaltou a importância do engajamento da comunidade. Ele relembrou o sucesso da primeira “Cãominhada” da cidade, que arrecadou cerca de 500 quilos de ração destinados às ONGs e protetores independentes. “Estamos juntos nesse projeto porque reconhecemos a importância do trabalho voluntário dos protetores”.
O vereador Serginho Ribeiro, autor da lei nº 7.124 de 2020, que instituiu o Banco Municipal de Ração, também destacou o potencial de Cascavel na realização de eventos e a importância das parcerias.
“É fundamental unir forças entre o poder público e a iniciativa privada para apoiar ONGs, protetores e famílias que cuidam dos seus animais”, disse.
Para receber os benefícios do programa, é necessário estar cadastrado na Divisão de Bem-Estar Animal e atender a critérios como situação de vulnerabilidade social ou atuação como ONG ou protetor independente.
A protetora de animais Vera Moretti reforçou que o trabalho não pode ser feito sozinho. “O poder público, as ONGs e os protetores precisam do apoio da comunidade. O engajamento de todos é essencial”.
A expectativa é que o programa fortaleça a política municipal de proteção animal, amplie a participação da sociedade em ações solidárias e contribua para uma cultura de responsabilidade e cuidado coletivo com os animais e o meio ambiente.
“Esperamos com este programa resultados como fortalecimento da política municipal de proteção animal, aumento da participação da sociedade em ações solidárias, apoio aos protetores independentes e organizações de proteção animal, mobilização comunitária em torno da causa animal e contribuir para o fortalecimento da cultura de responsabilidade e cuidado coletivo com o meio ambiente e os seres vivos”, destacou a diretora da Sema, Olga Tschá.