29 de maio de 2026

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Assembleia Geral do CODESC elege Ricardo Lora presidente para a gestão 2026/2028

A Assembleia marcou um importante momento para a entidade, com a aprovação das prestações de contas referentes aos exercícios de 2024 e 2025...

Assembleia Geral do CODESC elege Ricardo Lora presidente para a gestão 2026/2028
© Divulgação

O Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel (CODESC) realizou nesta sexta-feira (29) sua Assembleia Geral Ordinária, na Sala Altamir Silva, na ACIC, reunindo representantes das entidades mantenedoras, lideranças do setor produtivo e integrantes das câmaras técnicas.

A Assembleia marcou um importante momento para a entidade, com a aprovação das prestações de contas referentes aos exercícios de 2024 e 2025, além da eleição e posse da nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal para o biênio 2026/2028.

Durante a abertura, o presidente reeleito do CODESC, Ricardo Lora, destacou que a Assembleia representa um marco na consolidação institucional do conselho após sua formalização oficial, reforçando o compromisso da entidade com pautas estruturantes e iniciativas de longo prazo para Cascavel e região Oeste.

“O CODESC representa a força coletiva das entidades organizadas de Cascavel. Nosso compromisso é continuar promovendo debates técnicos e iniciativas estratégicas vinculadas ao projeto Cascavel 2050, contribuindo com políticas públicas e o desenvolvimento sustentável do município”, afirmou.

Lora também ressaltou a importância da participação ativa das entidades na construção coletiva das propostas e no fortalecimento das câmaras técnicas permanentes, que atuam no desenvolvimento de iniciativas estratégicas para o futuro da cidade.

A prestação de contas foi apresentada pelo diretor financeiro Valdir Pacini, representando a BWA Contabilidade e Gestão do Terceiro Setor, que presta serviço voluntariamente desde a constituição do Codesc. Os números demonstraram crescimento aproximado de 27% nas receitas entre os exercícios de 2024 e 2025, além de superávit nos dois períodos e aumento do patrimônio líquido do conselho, evidenciando equilíbrio financeiro e fortalecimento institucional.

Na sequência, o conselheiro fiscal Murbach, apresentou parecer favorável à aprovação das contas, destacando a conformidade fiscal, legal e contábil da entidade, bem como a correta aplicação dos recursos nas finalidades estatutárias do CODESC. O parecer foi assinado por todos os conselheiros sendo: Juliano Huck Murbach, Luiz Eduardo D’Avila e Marco Portes, sendo aprovado por aclamação pela Assembleia.

Um dos momentos de destaque da reunião foi a manifestação do ex-presidente Alci Rotta, que ressaltou a evolução do CODESC nos últimos anos e a importância da continuidade de um modelo de governança pautado pela união das entidades, independência institucional e diálogo permanente com o poder público. Em sua fala, também reforçou que o conselho vem se consolidando como referência regional e nacional na articulação de pautas estratégicas para o desenvolvimento econômico e social.

Na eleição da nova diretoria, o engenheiro civil Ricardo Lora, representante do Sinduscon Paraná Oeste, foi reconduzido à presidência do CODESC para o biênio 2026/2028. Atualmente, Lora também atua como diretor da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e coordena o Conselho Setorial da Construção Civil da entidade.

Marco Portes, representante do Sindicato Rural de Cascavel, assumiu a vice-presidência, reforçando o papel estratégico das câmaras técnicas e da articulação entre os diversos setores representados no conselho.

A nova Diretoria Executiva do CODESC ficou composta da seguinte forma:

• Presidente: Ricardo Lora – Sinduscon Paraná Oeste

• Vice-presidente: Marco Aurélio Saija Portes – Sindicato Rural de Cascavel

• Diretor Administrativo: Marcio Luiz Blazius – ACIC

• Diretor Administrativo Adjunto: Carlos Roberto Santos Guedes – ACIC

• Diretor Financeiro: Valdir Pacini – Representante das Cooperativas

• Diretor Financeiro Adjunto: Siro Canabarro – ACIC

• Diretor de Eventos: Luís Felipe Casagrande – Visite Cascavel

• Diretor de Eventos Adjunto: Carlos Bonamigo Junior – Sest Senat

• Diretor Jurídico: Juliano Huck Murback – ACIC

• Diretora Jurídica Adjunta: Antonella Marques Neves – OAB Cascavel

O Conselho Fiscal eleito para a gestão 2026/2028 é formado por:

• Luiz Eduardo Cunha D’Avila – CMI/Maçonaria

• Ricardo Parzianello – Sinduscon Paraná Oeste

• Cesar Yoshio Kawakami – AMC

Durante os informes institucionais, os participantes destacaram que o CODESC já reúne mais de 65 entidades representativas de Cascavel, sendo reconhecido pelo modelo de governança colaborativa e pelas pautas estruturantes defendidas pela entidade.

Entre as principais bandeiras prioritárias reforçadas na Assembleia estão o Contorno Norte e o Centro de Eventos, projetos considerados estratégicos para o desenvolvimento regional e para o fortalecimento da infraestrutura econômica e social de Cascavel.

Ao final da Assembleia, Ricardo Lora reforçou a importância do engajamento coletivo das entidades e destacou que o CODESC seguirá atuando de forma independente, técnica e propositiva, sempre buscando contribuir com o desenvolvimento de Cascavel e da região Oeste.

O presidente também agradeceu o trabalho desenvolvido pelas câmaras técnicas, o apoio da diretoria e a participação ativa das entidades mantenedoras, ressaltando que os próximos anos serão decisivos para transformar pautas estratégicas em projetos concretos para a cidade.

Além disso, reafirmou o compromisso do CODESC com iniciativas de longo prazo, fortalecendo o diálogo entre sociedade civil organizada, setor produtivo e poder público em prol do desenvolvimento econômico sustentável de Cascavel.

/CODESC - Foto: Divulgação


Mais Lidas