11 de agosto de 2026

Cascavel

Fale conosco
Cascavel

Alunos criam desodorante natural e transformam aula em projeto de empreendedorismo em Escola Municipal Quintino Bocaiúva

Experiência desenvolvida por estudantes do 4º e 5º anos une Ciências, Geografia, sustentabilidade e noções de empreendedorismo na produção de um antitranspirante natural...

Alunos criam desodorante natural e transformam aula em projeto de empreendedorismo em Escola Municipal Quintino Bocaiúva
© Divulgação

A aula de Ciências sempre desperta a curiosidade dos estudantes, principalmente quando a teoria ganha vida por meio de experiências práticas. Foi com esse objetivo que as professoras Elizabete Aparecida de Almeida e Adriana broboviski, da Escola Municipal Quintino Bocaiúva, no bairro Cataratas, reuniram alunos dos 4º e 5º anos para desenvolver um projeto que integrou as disciplinas de Ciências e Geografia na produção de um desodorante antitranspirante natural.

A ideia surgiu após a professora pesquisar antigos cadernos de receitas da família. Entre as anotações, encontrou uma fórmula simples que poderia ser transformada em uma atividade prática, despertando o interesse das crianças e ampliando o aprendizado em sala de aula.

Assim nasceu o "Quin Frescor", nome escolhido em homenagem à escola. Os alunos participaram de todas as etapas do processo: estudaram a composição do produto, aprenderam conceitos de empreendedorismo, simularam a abertura de uma empresa, pesquisaram fornecedores, acompanharam a compra dos materiais, criaram a identidade visual das embalagens e participaram de um concurso para escolher a melhor arte do produto.

"Esse projeto é de Ciências e Geografia. Ciências porque envolve a mistura dos materiais e a Geografia foi porque fizemos uma pequena empresa desde o primeiro material que tivemos que comprar até o caminho dos materiais, os fornecedores, processo de distribuição e entrega dos materiais com acompanhamento postal. E, com isso, eles tiveram que aprender e saber como montar uma empresa", explicou a professora.

Na fabricação do antitranspirante foram utilizados apenas dois ingredientes: leite de magnésia e bicarbonato de sódio.

Segundo a professora, o leite de magnésia ajuda a regular o pH da pele, dificultando a proliferação das bactérias responsáveis pelo mau odor. Já o bicarbonato de sódio potencializa a proteção ao neutralizar os odores e absorver a umidade ao longo do dia. "Por ser natural, nosso antitranspirante não obstrui os poros e deixa o corpo respirar livremente. Os produtos que compramos têm muito alumínio e este só tem dois produtos em sua composição", destacou Elizabete Aparecida de Almeida.

O sucesso da iniciativa foi tão grande que novos projetos já estão sendo planejados. O próximo desafio da turma será produzir um talco natural para os pés, destinado ao combate do mau cheiro. O produto já ganhou até nome: "Quin Frescor Pé".

O projeto, inclusive, já foi selecionado para a FIciência 2026, uma das principais Feiras de Ciências da educação. A iniciativa também rendeu uma parceria com o Sicoob, que financiará uma Cooperativa Mirim.  

Ao final da experiência, cada estudante recebeu uma unidade do desodorante produzido em sala de aula. Além dos conhecimentos científicos, a atividade busca mostrar aos alunos como as pessoas, em outras épocas, utilizavam ingredientes simples para cuidar da higiene pessoal e como uma ideia pode se transformar em um produto por meio do conhecimento, da criatividade e do trabalho em equipe.

/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação


Mais Lidas