Homem que fez enquete irregular em Boa Vista terá que pagar R$ 53 mil de multa à Justiça Eleitoral
O principal motivo é que ele foi identificado como autor da criação de uma enquete proibida sobre o processo eleitoral de Boa Vista da Aparecida...
A juíza Érica Fiori bonatto Muller condenou o ex-assessor de imprensa da Prefeitura de Boa Vista da Aparecida, Zaqueu dos Santos ao pagamento de uma multa no valor de R$ 53.205,00.
O principal motivo é que ele foi identificado como autor da criação de uma enquete proibida sobre o processo eleitoral de Boa Vista da Aparecida. Zaquel foi assessor de Leonir Antunes dos Santos até fevereiro 2020.
A juíza escreveu na sentença despachada durante o feriado, que a presença de Zaqueu em contest diante de uma série de provas, no processo foi juntado o print de uma conversa feita através do grupo do “WhatsApp Amigos do 22” onde Zaqueu escreve; “acabei de criar uma enquete”, “Vamos colocar fogo na geladeira”.
O grupo Amigos do 22 faz alusão de apoio a candidatura de Leonir dos Santos e Gilmar Betti Zaqueu.
A Lei Eleitoral diz que essas enquetes fraudulentas podem induzir o eleitor a erro e manipular principalmente os indecisos que não querem perder o voto e normalmente votam em quem está na frente. Por isso as pesquisas são rigorosamente acompanhadas pelo Tribunal Superior Eleitoral.