03 de setembro de 2026

Cascavel

Cascavel

Prefeitura promove semana dedicada à dança inclusiva em Cascavel

Programação contará com simpósio internacional, campeonato nacional e o Brasil Inclusive Dance

Foto: Divulgação

Cascavel será palco de uma grande programação dedicada à inclusão por meio da arte e da cultura. De 9 a 12 de setembro, a cidade recebe o XXV Simpósio Internacional de Dança em Cadeira de Rodas, o XXV Campeonato Nacional de Dança em Cadeira de Rodas e a terceira edição do Brasil Inclusive Dance.

A programação reunirá em Cascavel importantes nomes da dança inclusiva nacional e internacional e reforça o papel da cultura como instrumento de transformação, participação e inclusão.

O primeiro evento será realizado no dia 9 de setembro, com o XXV Simpósio Internacional de Dança em Cadeira de Rodas. O encontro acontece das 8h às 18h, no Centro Universitário de Cascavel -Univel, e abordará temas relacionados à inclusão, com destaque para a contribuição da arte e da cultura na transformação da vida das pessoas, especialmente das mulheres.

Entre os convidados está o professor Leonid Tarasov, presidente da World Inclusive Dance Association (WIDA), que virá da Rússia para participar da programação em Cascavel.

A secretária municipal de Cultura, Beth Leal, destaca a importância de o município receber uma programação que une cultura, inclusão e conhecimento. “Teremos uma programação muito especial, que traz a discussão sobre a inclusão e mostra a importante contribuição da arte e da cultura na transformação da vida das pessoas. Cascavel receberá grandes nomes da dança inclusiva, fortalecendo também o nosso tradicional Festival de Dança”, destaca a secretária.

Nos dias 10 e 11 de setembro, será realizado o XXV Campeonato Nacional de Dança em Cadeira de Rodas. As atividades começam a partir das 15h, na Quadra do Paradesporto Eduardo Luvison, no Complexo Esportivo Ciro Nardi. A abertura oficial está programada para o dia 10, com a presença de autoridades.

Já no dia 12 de setembro, o Teatro Municipal Sefrin Filho recebe a terceira edição do Brasil Inclusive Dance, a partir das 17h. O evento encerra a programação especial de dança inclusiva realizada em Cascavel.

Além do professor Leonid, a programação contará com a participação de representantes e profissionais ligados à Confederação Brasileira de Dança em Cadeira de Rodas (CBDCR), entre eles a professora doutora Eliana Lúcia Ferreira e a professora Luciene Rodrigues Fernandes, além de outros membros da entidade.

A presença desses profissionais em Cascavel também terá reflexos na programação cultural do município. Após os eventos de dança inclusiva, os professores permanecerão na cidade para participar do tradicional Festival de Dança de Cascavel, atuando como oficineiros e árbitros.

PROGRAMAÇÃO

9 de setembro | XXV Simpósio Internacional de Dança em Cadeira de Rodas

Das 8h às 18h

Centro Universitário de Cascavel – Univel

O simpósio abordará a inclusão e a contribuição da arte e da cultura na transformação da vida das mulheres. Entre os participantes estará o presidente internacional da Confederação Internacional, professor Leonid, que virá da Rússia especialmente para o evento.

10 e 11 de setembro | XXV Campeonato Nacional de Dança em Cadeira de Rodas

A partir das 15h

Quadra do Paradesporto Eduardo Luvison, no Complexo Esportivo Ciro Nardi

A abertura oficial será realizada no dia 10 de setembro, com a presença de autoridades.

12 de setembro | 3º Brasil Inclusive Dance

 A partir das 17h

Teatro Municipal Sefrin Filho

O evento marca o encerramento da programação do Campeonato Nacional e do Brasil Inclusive Dance.

Por: SOT/Samoel Almeida - Foto: Divulgação

Leia Também

Usamos cookies para melhorar sua experiência. Veja nossa Política de Privacidade .