24 de setembro de 2026

Cascavel

Fale conosco

Economia

Bancos centrais do Brasil e da Europa estudam interligar Pix com sistema de pagamentos instantâneos

Estudo iniciado nesta quinta-feira (24) avalia conexão entre Pix e Tips para reduzir custos e agilizar pagamentos entre Brasil e Europa...

Bancos centrais do Brasil e da Europa estudam interligar Pix com sistema de pagamentos instantâneos
© Divulgação

O Banco Central do Brasil e o Banco Central Europeu (BCE) iniciaram nesta quinta-feira (24) um estudo de viabilidade para interligar o Pix ao Target Instant Payment Settlement (Tips), sistema de liquidação de pagamentos instantâneos do Eurosistema. A análise vai considerar aspectos técnicos, operacionais, jurídicos e de negócio da possível conexão.

A proposta leva em conta os fluxos econômicos e financeiros entre o Brasil e a área do euro. Segundo o Banco Central do Brasil, a integração poderá permitir pagamentos transfronteiriços mais rápidos, eficientes e com menor custo entre as duas jurisdições.

A iniciativa faz parte da agenda de evolução do Pix e dos esforços para conectar o sistema brasileiro a infraestruturas semelhantes de outros países e de organizações multilaterais. A expectativa é que essas integrações possibilitem remessas internacionais e pagamentos de compras com disponibilização dos valores na moeda local em poucos segundos.

O Banco Central também relaciona a medida aos objetivos do Plano de Ação do G20 para o Aprimoramento de Pagamentos Transfronteiriços, que busca reduzir custos, aumentar a velocidade, ampliar o acesso e melhorar a transparência dessas operações.

O Tips foi criado pelo Eurosistema como uma infraestrutura pan-europeia para liquidação instantânea em moeda de banco central. Atualmente, o serviço opera com o euro, a coroa sueca e a coroa dinamarquesa, com previsão de expansão para outras moedas do Espaço Econômico Europeu.

A análise envolvendo o Pix será realizada paralelamente a outros trabalhos do Eurosistema para conectar o Tips a diferentes infraestruturas de pagamentos instantâneos, entre elas o Nexus, iniciativa do Banco de Compensações Internacionais, e os sistemas de pagamentos da Índia e da Suíça.

/Samoel Almeida - Foto: Divulgação


Mais Lidas