29 de outubro de 2026

Cascavel

Fale conosco

Paraná

Núcleos de Cooperação Socioambiental debatem propostas para 2027–2030 no 4º ciclo de encontros

Grupos de trabalho retomaram os debates dos encontros anteriores para projetar a atuação dos núcleos nos próximos anos...

Núcleos de Cooperação Socioambiental debatem propostas para 2027–2030 no 4º ciclo de encontros
© Video Up/Itaipu Parquetec

O 4º e último ciclo de encontros de 2026 dos Núcleos de Cooperação Socioambiental será concluído em 5 de novembro, em Campo Mourão, pela Itaipu Binacional e pelo Itaipu Parquetec. 

Os encontros percorreram os territórios do Paraná e de Mato Grosso do Sul, reunindo participantes de instituições regionais, associações, organizações da sociedade civil e do poder público para debates, aprimoramento da atuação e capacitação. 

No quarto ciclo, os núcleos retomaram os debates dos encontros anteriores e as projeções dos participantes para os próximos quatro anos. Nos grupos de trabalho (GTs) das áreas social, econômica e ambiental, a discussão abordou os sonhos e as propostas para o período de 2027 a 2030, além das melhorias possíveis na atuação de cada núcleo. 

A previsão para os quatro ciclos de encontros deste ano é reunir cerca de cinco mil pessoas. Já o impacto projetado para o conjunto dos encontros e das demais atividades da programação anual foi de mais de 20 mil pessoas. Essa programação incluiu oficinas de hortas comunitárias e de grafite, seminários e apresentações culturais. 

De acordo com o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, os núcleos ampliaram a discussão e atuação nas propostas e nos projetos de impacto coletivo. “Para 2027 toda essa união será de extrema importância na condução e efetivação de projetos alinhados com as políticas públicas do governo federal”, disse.     

Sobre os Núcleos 

Os 21 Núcleos de Cooperação Socioambiental foram criados em 2024, no âmbito do programa Itaipu Mais que Energia. A iniciativa abrange os 399 municípios do Paraná e 35 do sul de Mato Grosso do Sul, região prioritária da usina, e está alinhada às estratégias do Governo do Brasil voltadas ao meio ambiente e à transformação econômica e social. A coordenação é realizada em parceria pela Itaipu Binacional e pelo Itaipu Parquetec, com o programa Governança Participativa para a Sustentabilidade. 

Os Núcleos funcionam como espaços de escuta ativa, formação e educação, baseados na metodologia da governança participativa. O objetivo é mobilizar coletivamente as instituições parceiras para melhorar a qualidade de vida e promover um futuro sustentável nas comunidades. Este ano, foi iniciada também a execução dos projetos construídos de forma coletiva dentro de cada núcleo.

/Luiz Felipe Max - Foto: Video Up/Itaipu Parquetec


Mais Lidas