30 de abril de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Técnico de enfermagem surdo auxilia deficientes auditivas no atendimento de mamografia na Uopeccan

Gabriel tem domínio em Libras (Língua Brasileira de Sinais), por ser a língua da comunidade surda, bem como o português, na modalidade escrita, sendo sua segunda língua...

Técnico de enfermagem surdo auxilia deficientes auditivas no atendimento de mamografia na Uopeccan

O Hospital do Câncer Uopeccan iniciou no mês de outubro, o agendamento de mamografia pelo site da instituição para mulheres acima de 40 anos. Através dessa ação o Técnico de Enfermagem, Gabriel Gollyjewski, que é surdo começou o trabalho de voluntário auxiliando as pacientes auditivas na Uopeccan de Cascavel.

Gabriel tem domínio em Libras (Língua Brasileira de Sinais), por ser a língua da comunidade surda, bem como o português, na modalidade escrita, sendo sua segunda língua, e atualmente está cursando Enfermagem. De acordo com ele após presenciar as dificuldades dessas pessoas resolveu aprimorar seus conhecimentos, trazendo mais humanização e eficiência no atendimento. “Eu sempre tive preocupação com a população surda, alguns apresentam dificuldade de se comunicar por escrito ou através da língua de sinais. Por esta razão utilizo esses métodos para que eu consiga transmitir uma mensagem clara e objetiva dos profissionais de saúde para as pacientes”, ressalta Gabriel.

O processo de acompanhamento do técnico de enfermagem com as pacientes ocorre da seguinte forma, a atendente do hospital escreve as perguntas na folha e depois repassa ao Gabriel e ele interpreta as informações para paciente surda através das Libras.

Valdirene Dias Corandin, de 45 anos, ex-professora do Gabriel, faz parte das 20 mulheres surdas que recebeu auxilio durante o atendimento de mamografia. “O trabalho realizado por ele é muito importante para nós, infelizmente falta nos hospitais profissionais que buscam aprender o básico da língua de sinais para facilitar a comunicação. Não é toda vez que é possível ter um profissional Tradutor Intérprete de Libras acompanhando nas consultas”, explica Valdirene.

A mediação da entrevista, contou com a colaboração da Tradutora Intérprete de Libras, Clicelia Coutinho de Oliveira.

AGENDE SUA MAMOGRAFIA

Durante todo o ano, as mulheres acima de 40 anos podem agendar exames de mamografia pelo SUS, diretamente no CDI (Centro de Diagnóstico por Imagem) do Hospital Uopeccan.

Os telefones para agendamento são (45) 2101-7015 em Cascavel e (44) 2031-0754 em Umuarama.

A mamografia pode ser agendada também pelo site: https://outubrorosa.uopeccan.org.br/

Por: SOT/Via: Assessoria Uopeccan - Foto: Divulgação - Foto:

Tags:



Mais Lidas

Publicidade