02 de maio de 2025

Cascavel

Fale conosco

Paraná

Em quatro anos, serviço aeromédico de Maringá atende 2,2 mil ocorrências

Mais de 600 vítimas de acidentes de trânsito foram resgatadas nas rodovias...

Em quatro anos, serviço aeromédico de Maringá atende 2,2 mil ocorrências

Em quatro anos de atividades, a base aeromédica da Secretaria de Estado da Saúde em Maringá atendeu aproximadamente 2,2 mil ocorrências nas regiões Norte e Noroeste do Paraná. Mais de 600 vítimas de acidentes de trânsito foram resgatadas nas rodovias.

A aeronave opera do nascer até pôr do sol, em um raio de até 250 quilômetros, e é tripulada por um comandante, um médico e um enfermeiro. Nestes quatro anos de atuação, completados nesta quinta-feira (26), o helicóptero já voou 2,1 mil horas, otimizando o tempo de resposta aos pacientes graves. A média semanal é de cinco a sete ocorrências, de curta ou longa distância, somando de 40 a 45 horas mensais de atendimento aéreo.

“O serviço aeromédico é um dos principais pilares no atendimento rápido a vítimas de traumas. Cada minuto após um acidente é primordial para salvar a vida daquela pessoa e evitar futuras complicações. Agradecemos à equipe de Maringá por estes quatro anos de operações em prol da população paranaense”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

De acordo com informações da base, anteriormente, quando não havia o serviço na região, um paciente infartado poderia aguardar de 24 a 48 horas por um atendimento. Agora, em até duas horas e meia ele está na unidade referência para ser atendido. “O grande diferencial deste serviço é dar esperança àqueles que não tinham acesso. Muita gente deixou de morrer pela rapidez do helicóptero e a qualificação da equipe de atendimento aeromédico”, disse Mauricio Lemos, médico cirurgião torácico e operador de suporte médico.

De acordo com ele, o serviço levou a tecnologia de atendimento até o local onde é necessário. “Pacientes gravemente feridos que sofriam algum acidente em uma distância maior que 30 quilômetros de um hospital tinham seu quadro clínico agravado até serem atendidos. Hoje estes pacientes recebem o atendimento especializado já no local do acidente, de forma ágil”, ressaltou.

ATENDIMENTO – A equipe de Maringá é composta por oito médicos, nove enfermeiros, dois comandantes de aeronave e dois mecânicos. As principais ocorrências são de infarto, acidente vascular cerebral (AVC), acidentes de trânsito e traumas em rodovias. Porém, o serviço aéreo também auxilia no transporte neonatal e no transporte de órgãos.

Para a enfermeira Mileni Camargo atuar em um serviço como esse é um grande desafio e motivo de orgulho. “Temos muito orgulho do serviço e sua consolidação se deve ao bom atendimento, à diminuição da mortalidade e ao atendimento rápido aos pacientes graves. O nosso foco é manter a qualidade com treinamento contínuo da equipe”.

Segundo o operador de suporte médico Márcio Ronaldo, nunca houve morte de paciente a bordo, desde que a base foi instalada. “Levamos muito a sério o atendimento ao paciente e trabalhamos baseados nos protocolos rígidos de urgência e emergência. Nunca tivemos perda de vida a bordo do helicóptero e pretendemos continuar assim. A resposta rápida aos chamados é fundamental para salvarmos uma vida”, disse.

Por: SOT/Via: Agência de Notícias do Paraná - Foto: Divulgação - Foto:

Tags:



Mais Lidas

Publicidade