20 de abril de 2025

Cascavel

Fale conosco

Paraná

Polícia Civil apreende três toneladas de drogas em 15 dias

Algumas das operações foram possíveis pela integração com outras forças de segurança federais, estaduais e municipais...

Polícia Civil apreende três toneladas de drogas em 15 dias

A Polícia Civil apreendeu 2,935 toneladas de drogas entre os dias 14 e 28 de abril no Paraná e em outros dois estados. A maior apreensão ocorreu no Estado de São Paulo, onde 927 quilos foram retirados do domínio de traficantes.

O delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Jacob Rockembach, ressalta que este é um exemplo da forte atuação da instituição, que não diminuiu suas ações de combate à criminalidade por conta do novo coronavírus. “As medidas de prevenção ao contágio pela Covid-19 estão sendo respeitadas. Porém, nossos policiais civis se mantêm firmes no cumprimento da missão. A população do Paraná pode ficar tranquila. Continuamos atuando forte nas ruas para manter a segurança dos paranaenses”.

Rockembach avalia que a retirada de tamanha quantidade de drogas das ruas contribui fortemente para a segurança pública, e para redução de outros crimes ligados ao tráfico e consumo, como furtos, roubos e homicídios.

INTELIGÊNCIA E INTEGRAÇÃO - Algumas das operações foram possíveis pela integração com outras forças de segurança federais, estaduais e municipais. Na maior parte dos casos, a Polícia Civil faz toda a investigação prévia integrando ações de inteligência policial. Com base em informações concretas, solicita apoio à força policial que tenha melhor capacidade operacional na região em que se encontra o carregamento de drogas e deflagra a busca. 

Em uma ação integrada com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ocorrida no dia 14 de abril, 896 quilos de maconha apreendidas próximo à praça de pedágio em Castelo Branco, na região Norte do Estado. A droga estava acondicionada em um Jetta branco com alerta de furto. Conforme apurado, a droga estava sendo transportada de Guaíra, região Oeste do Estado, para São Paulo.   

No dia 18 de abril a Polícia apreendeu 11 quilos de maconha em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. O produto foi localizado em um ônibus interestadual que partia de Curitiba com destino a São Paulo. Uma mulher de 20 anos foi presa em flagrante por tráfico de drogas. Com a ajuda do cão farejador Huno foi possível localizar a droga no bagageiro do ônibus.

A maior apreensão dos últimos 15 dias aconteceu no dia 21 de abril, em São Miguel Arcanjo (SP), através de ação integrada com as polícias Rodoviária Federal e Civil do Estado de São Paulo. O veículo Fiat/Strada havia saído da região Oeste do Paraná com destino ao estado vizinho com quase uma tonelada de maconha.

O suspeito chegou a usar um dispositivo de fumaça para tentar despistar as equipes, mas logo foi abordado. O condutor do carro fugiu pela mata.

Em Querência do Norte, na região Noroeste do Estado, as polícias Civil e Militar apreenderam 6,8 quilos de maconha, no dia 22 de abril. O produto foi encontrado em uma estrada rural, próxima ao local onde um suspeito de 21 anos foi preso em flagrante por tráfico de drogas. Com o apoio de um cão policial foi possível localizar a droga escondida.

Em uma ação conjunta com a PRF, foram apreendidos mais 389 quilos de maconha na sexta-feira (24), no Mato Grosso do Sul. A ação ainda teve apoio da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul. A carga foi encontrada dentro de Jeep Compass, que transitava pela BR-267. O condutor de 19 anos, foi autuado em flagrante por tráfico de drogas.

Durante uma operação deflagrada no dia 23 para apurar um homicídio, a Polícia Civil apreendeu 20 quilos de maconha na Capital. O produto foi encontrado em uma casa, onde também foram localizados 650 gramas de cocaína, dinheiro e munições. Quatro pessoas foram autuadas em flagrante por tráfico de drogas.

No sábado (25), apreendeu 712 quilos de maconha em Toledo, na região Oeste do Estado. A droga foi localizada dentro de uma casa, onde quatro homens, entre 19 e 24, foram presos em flagrante por tráfico de drogas. A ação teve apoio da Polícia Militar.

Por: SOT/Via: Agência de Noticias do Paraná - Foto: Divulgação - Foto:

Tags:



Mais Lidas

Publicidade