Cascavel

Transitar atende pedidos da população e aumenta a operação presença nos bairros

Objetivo é coibir o excesso de velocidade em vias com elevado número de acidentes,...

22 fev 21 - 10h12 Redação SOT
Transitar atende pedidos da população e aumenta a operação presença nos bairros

Visando atender à solicitação da comunidade nos bairros, onde o excesso de velocidade ainda é o principal causador de acidentes graves e gravíssimos, a Transitar está ampliando a presença de agentes em diversas regiões da cidade. As ações tiveram início nesta manhã (22) pela Avenida das Pombas e seguirão de forma rotineira em mais de 22 pontos da cidade, onde agentes permanecem algumas horas no local com cones, organizando o tráfego de veículos, de forma a orientar para que os condutores transitem na velocidade máxima permitida para a via.

“Embora o intuito não seja punir o cidadão e sim, estimular a mudança de comportamento na via pública, o agente como autoridade de trânsito - caso flagre alguma irregularidade durante a operação - deve por dever de ofício lavrar o auto de infração de trânsito e aplicar a medida administrava, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro e as demais normas vigentes na legislação brasileira”, explica a presidente da Transitar, Simoni Soares.

O objetivo, segundo o encarregado do setor de Fiscalização de Trânsito, Walmir de Paula, é o de trabalhar no sentido de preservar a vida no trânsito. Para isso, foram mapeados pelo menos 22 pontos com maior índice de ocorrências e de pedidos da comunidade, feitos por meio de denúncias à Transitar; também foram considerados dados do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, que são os órgãos que atendem sinistros com vítimas.

Alguns pontos mapeados

- Avenida das Pombas;

- Rua Ipanema;

- Binário Kennedy x Rua Flamboyant;

- Rua Antonina x Rua Piquiri;

- Rua Minas Gerais x Antônio Alves Massaneiro;

- Avenida Rocha Pombo x Avenida Brasil;

- Avenida Papagaios x Altemar Dutra;

- Rua Universitária x Cardoso x Volochem;

- Rua Gandhi x Santa Cruz;

- Rua Itália x Rua Áustria;

- Rua Xavantes x Rua Tamoyos;

- Rua Xavantes x Tupis;

- Avenida Papagaios x Maracaí;

- Rua Europa x Vinícius de Moraes

Além desses locais, outros cruzamentos críticos já estão no roteiro, que é flexível ainda a demandas de órgãos de fiscalização ou de denúncias no canal de Ouvidoria da Fiscalização de Trânsito pelo WhatsApp (45) 99135-5207, todas visando, principalmente, à redução de velocidade na via.

Mais conscientização e menos multas

Este novo modelo de gestão da Transitar, que trabalha com ênfase no tripé educação-engenharia de trânsito e fiscalização, já reflete numa mudança de comportamento nas vias, resultando numa redução de 37% nas multas em Cascavel.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.