Cascavel

Transitar convoca o setor do motofrete para a vistoria anual de 2021

Inspeção que visa à segurança no trânsito será realizada na tarde desta quarta-feir...

22 fev 21 - 14h42 Redação SOT
Transitar convoca o setor do motofrete para a vistoria anual de 2021

Motocicletas e motonetas que atuam no transporte remunerado de pequenas mercadorias em Cascavel devem passar pela vistoria anual da Transitar, que está marcada para esta quarta-feira (24). A inspeção, obrigatória por lei, será realizada em conjunto pelo setor de Regulamentação de Transporte e a Divisão de Gestão de Trânsito no pátio do Terminal Rodoviário de Cascavel.

As quatro empresas que estão com o cadastro regular e vigente no Município de Cascavel devem comparecer com os veículos no horário das 14 horas às 15 horas para a vistoria que confere desde itens relacionados à motocicleta e ao condutor - como condições dos pneus, faróis, pisca-pisca, luz, dispositivos de proteção de motor e pernas, aparador de linha, dispositivos refletivos de segurança na caixa e no capacete, colete de segurança com dispositivos refletivos - até a documentação, como CNH do condutor, licenciamento do veículo, entre outros.

“A inspeção atende à legislação federal e municipal e também ao previsto em resoluções do Contran (Conselho Nacional de Trânsito)”, explica o encarregado do setor de Transportes Alternativos da Transitar, Claudinei Andrade.

De acordo com Claudinei, o “motofrete” está regulamentado em Cascavel desde o ano de 2010. Para atuar na atividade o condutor precisa cumprir diversas exigências legais como ser maior de 21 anos de idade; ter CNH categoria A e estar habilitado há no mínimo dois anos; ser aprovado em curso específico de motofretista regulamentado pelo Contran; trabalhar com uso obrigatório de colete de segurança retrorrefletivo e capacete de segurança dotado de dispositivo retrorrefletivo.

O veículo também precisa ter registro na espécie carga e na categoria aluguel; deve ter autorização emitida pelo órgão de trânsito; estar com pneus, faróis, pisca-pisca, luz, dispositivos de proteção de motor e pernas, aparador de linha e baú de carga nas especificações permitidas, entre outros para ser aprovado na vistoria. Ao todo, mais de dez infrações de trânsito podem ser observadas numa blitz quando o veículo e o condutor não estão devidamente regulamentados.

Educativas

Apesar disso, apenas quatro empresas hoje estão regulamentadas em Cascavel e 14 motocicletas cadastradas. Para incentivar que mais empresas e trabalhadores atuem na regularidade, a Transitar intensificará as campanhas educativas com o setor de motofrete. “É importante atuar com o Alvará de Licença e autorização para prestação do serviço em dia, pois isso oferece maiores garantias ao empregador e ao empregado”, esclarece Claudinei.

A Lei Federal nº 12.009/2009 prevê que a pessoa natural ou jurídica que empregar ou firmar contrato de prestação continuada de serviço com condutor de motofrete é responsável-solidária por danos cíveis e trabalhistas advindos do descumprimento das normas relativas ao exercício da atividade, por isso é importante que, ao contratar um motofretista, observar se o trabalhador está devidamente cadastrado e autorizado a prestar o serviço.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.