Cascavel

Abril Azul: Tiago Almeida propõe musicoterapia como tratamento para autistas

O tratamento complementar consiste na realização de sessões de musicoterapia com ac...

12 abr 21 - 12h12 Redação SOT
Abril Azul: Tiago Almeida propõe musicoterapia como tratamento para autistas

O Projeto de Lei nº 37/2021, protocolado em 1º de abril pelo vereador Tiago Almeida (DEM), cria o Programa Municipal de Incentivo à Musicoterapia como tratamento terapêutico complementar para pessoas com deficiências, síndromes e transtorno do espectro autista (TEA). A iniciativa acontece no momento em que se dá o Mês do Autismo, também chamado de “Abril Azul”.

O tratamento complementar consiste na realização de sessões de musicoterapia com acompanhamento de profissional habilitado, que podem ser individuais ou em grupos, em instituições públicas, privadas ou em clínicas conveniadas.

Na justificativa do projeto, o vereador defendeu a importância do tratamento e seus benefícios. “Há evidências científicas sobre a eficácia da musicoterapia, especialmente para o tratamento de pessoas com autismo, crianças com deficiência, pessoas que sofreram acidente vascular cerebral ou outras lesões encefálicas, hipertensos, pessoas com transtornos mentais e idosos com mal de Alzheimer ou com outras demências. A musicoterapia agrega diversos benefícios. Amplia o potencial de interação do ser humano com resultados efetivos, sendo um importante procedimento terapêutico”, defendeu Tiago.

A musicoterapia é o campo de conhecimento que estuda os efeitos da música e das experiências musicais resultantes do encontro entre as pessoas assistidas e o musicoterapeuta, otimizando a qualidade de vida, bem-estar, saúde física, social, educacional, emocional, intelectual e espiritual. O projeto de lei aguarda a inclusão na ordem do dia para debate e votação de todos os vereadores.

Via: Redação/Skalet Fernanda - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.