Paraná

Paraná envia maior quantitativo de insumos em 24h desde o início da pandemia

Foram distribuídos aos municípios no período 975.190 unidades, sendo 319.050 medica...

17 abr 21 - 20h25 Redação SOT
Paraná envia maior quantitativo de insumos em 24h desde o início da pandemia

O Governo do Estado enviou nesta sexta e sábado (17) o maior quantitativo de insumos em 24h para o combate da Covid-19 desde o início da pandemia. Ao todo foram distribuídos aos municípios 975.190 unidades, sendo 319.050 medicamentos elencados no “kit de intubação”, além de 363.340 vacinas contra a Covid-19 e 292.800 vacinas contra a Influenza.

“Cada minuto é importante nesta batalha. Quanto mais pessoas forem vacinadas, diminuiremos ainda mais a contaminação do vírus e reduziremos a morbidade e mortalidade, garantindo que menos pessoas desenvolvam a doença de modo grave, precisem de internamento ou faleçam”, disse o governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior. 

A logística de recebimento e envio dos insumos é organizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) junto com o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), que conta com o apoio de diversas áreas do Governo para que o transporte ágil, seja terrestre ou aéreo. 

A média de tempo entre a chegada dos medicamentos e vacinas ao Cemepar e a entrega às Regionais de Saúde tem sido, em muitos casos, de 24h ou menos. Isso só é possível graças à colaboração de todos os profissionais envolvidos e empenhados na missão.

“O Estado tem realizado uma força-tarefa de aceleração não só na vacinação, mas no envio dos imunizantes para que chegue até os paranaenses no menor tempo possível e também dos medicamentos que auxiliam no tratamento de pacientes internados em estado grave”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

MEDICAMENTOS - Os medicamentos que integram o chamado “kit de intubação” estão escassos em todo o País desde o ano passado. No Paraná nenhum paciente ficou desassistido ou precisou de intervenção hospitalar sem que fosse disponibilizado este tipo de medicamento. “Desde o ano passado estamos realizando ações para viabilizar estes medicamentos e garantir que nenhuma unidade fique desabastecida. Somente neste envio, o valor gasto pela Sesa em medicamentos passa de R$ 1,4 milhão”, ressaltou o secretário.

VACINAS - O Paraná recebeu, até o momento, mais de 2,8 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 e enviou 664,8 mil doses da vacina contra a Influenza aos municípios. 

Segundo a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), até a manhã deste sábado (17), o Paraná já havia vacinado 141.198 pessoas contra a Influenza, que necessita de apenas uma dose para imunização. Nesta primeira etapa, que iniciou no último dia 12 deste mês e deve seguir até o dia 10 de maio, serão imunizadas crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (cinco anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. 

Já de acordo com o Vacinômetro do Paraná, 1.361.116 pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 com pelo menos a primeira dose, e 420.841 com a segunda dose, somando 1.781.957 doses aplicadas do imunizante no Estado. Os públicos atendidos até agora são idosos com mais de 60 anos, forças de segurança e salvamento e armadas e trabalhadores de saúde. 

Via: Agência de Noticias do Paraná - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.