24 de abril de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Tiago Almeida coordena debate sobre autismo como atividade do Abril Azul

Promovido e coordenado pelo vereador Tiago Almeida (DEM), o evento fez parte das atividades do Mês de Conscientização...

Tiago Almeida coordena debate sobre autismo como atividade do Abril Azul

Uma reunião no Plenário da Câmara Municipal, na tarde desta quarta-feira (28), juntou autoridades, entidades sociais e pais de autistas de Cascavel. Promovido e coordenado pelo vereador Tiago Almeida (DEM), o evento fez parte das atividades do Mês de Conscientização da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), chamado também de Abril Azul.

“A data de conscientização sobre o autismo é o dia 2 de abril, mas mundialmente vem sendo adotado o mês de abril todo por iniciativa da ONU, que entende que, dada a importância da causa e o número de autistas que só aumenta, faz-se necessário estender o trabalho pelo mês todo”, explicou Tiago Almeida. Segundo ele, há cerca de 70 milhões de autistas em todo o mundo.

Conforme o vereador, a proposta do Abril Azul é promover ações em prol da conscientização, que podem ser reuniões, audiências, palestras, interações nas redes sociais. “Daí veio a ideia de convocarmos essa reunião”, explicou Tiago. Para o evento foram convidadas autoridades em saúde pública, inclusão e educação de Cascavel, com o objetivo de debater temas diversos de interesse das pessoas que convivem com autistas. O vereador explicou também que a cor azul e o desenho de um quebra-cabeças são os símbolos mundiais do autismo.

Além dos pais e dirigentes de entidades como a Associação de Mães de Autistas de Cascavel (Amac), do Centro de Convivência dos Direitos dos Autistas (Caut) e outras organizações, o vereador Tiago Almeida também ressaltou e agradeceu a presença da diretora da 10ª Regional de Saúde, Lilimar Mori, e da vereadora Beth Leal (Republicanos) e dos vereadores Josias de Souza (MDB), Cidão da Telepar (PSB), Soldado Jeferson (PV) e Melo (Progressistas). Também compareceram assessores dos vereadores Policial Madril (PSC), Celso Dal Molin (PL) e Pedro Sampaio (PSC).

O primeiro palestrante foi o advogado Denner Pereira da Silva, mestrando e pesquisador dos direitos da pessoa com deficiência, que falou sobre “O reconhecimento da pessoa autista como sujeito de direitos”. Em seguida, a médica psiquiatra Júlia Farage Saito fez uma exposição com o título “Autismo: o que o município de cascavel pode fazer a respeito”. Representando os familiares de autistas, falou Samantha Sitnik, presidente da AMAC e mãe de autista.

Por: SOT/Via: Assessoria de Imprensa/CMC- Foto: Flavio Ulsenheimer - Foto:

Tags:



Mais Lidas

Publicidade