Centro de EJA Paulo Freire é homenageado com busto do educador
Declarado em 2012 o patrono da educação brasileira, por meio da Lei 12.612/20212, devido à importância nacional e internacional de suas ideias...

O mandato da vereadora Professora Liliam (PT) homenageou nesta quarta-feira (18), o Centro Educacional de Jovens e Adultos Paulo Freire com a entrega de um busto do educador para que sua memória seja lembrada, considerando a importância de suas ideias e práticas educativas.
Declarado em 2012 o patrono da educação brasileira, por meio da Lei 12.612/20212, devido à importância nacional e internacional de suas ideias e prática educativa, Paulo Freire desejava unir pessoas, povos e instituições em torno de uma educação humanizadora, transformadora e emancipadora. "O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra iniciou uma grande jornada celebrando o centenário do educador. Nosso mandato adquiriu um dos bustos de Paulo Freire e entendeu por legá-lo ao Centro de EJA, tendo em vista a importância deste espaço público e educativo, que já o homenageia tendo seu nome", destaca Liliam.
A vereadora foi recebida pela diretora, Francielly Giaretton, pela coordenadora pedagógica, Claudia Pagnoncelli, alunos e professores. "Estamos muito contentes em saber que não estamos sozinhos na luta por políticas públicas que mantenham o acesso de educação de qualidade a todos", afirma Francielly.
Valter Leite, representando o setor de educação do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, destaca a importância de trazer a figura de Paulo Freire cada vez mais presente nos espaços educativos. "Mais do que nunca se faz necessário tornar viva sua memória. Não só em razão do seu centenário, mas em razão daquilo que significa para a classe trabalhadora, para os oprimidos no momento em que seu pensamento é tão perseguido".
Também estiveram presente a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Rosane Aparecida Brandalise Corrêa; o professor e coordenador do curso de Pedagogia da Unioeste, Marco Antonio Batista de Carvalho; a presidenta e vice-presidenta do Sindicato dos Professores Municipais de Cascavel, Josiane Vendrame e Gilsiane Peiter.
Jornada Viva Paulo Freire, Um Educador do Povo
A Jornada do Centenário Paulo Freire está sendo realizada durante todo o ano de 2021, idealizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Trata-se de um convite para pensar e incidir em uma prática educativa que considere o aluno como um sujeito detentor de saberes acerca da sua realidade e do seu contexto de vida. Instrumentalizando, portanto, este sujeito para a reflexão, compreensão e ação, ou seja, para que tenha condições de agir e interferir na realidade, na busca por melhores condições de vida, mudanças e transformações sociais. A conexão entre o simbólico e a materialidade dos bustos, produzidos com todo o carinho por mãos humanas, no Sertão do São Francisco, faz conexão no encontro da arte e do legado de Paulo Freire.
Mais Lidas
Publicidade