Geral

Governo japonês divulga novas imagens de ilha vulcânica também associada a risco de tsunami

As autoridades dizem que mantêm estudos sobre a ecologia e a geologia da ilha. Temo...

25 set 21 - 17h29 Redação SOT
Governo japonês divulga novas imagens de ilha vulcânica também associada a risco de tsunami

Uma erupção vulcânica formou uma nova ilhota na costa de Nishinoshima, uma pequena ilha desabitada no arquipélago de Ogasawara, ao sul de Tóquio, em 2013. Desde então, ela continuou crescendo e foi acompanhada por autoridades e estudiosos.

Nesta terça-feira (21) o governo japonês divulgou novas imagens da ilha (veja no VÍDEO acima). As autoridades dizem que mantêm estudos sobre a ecologia e a geologia da ilha.

Risco de tsunami após vulcão das Ilhas Canárias entrar em erupção é remoto na costa brasileira; entenda

Em 2014, um professor associado do Instituto de Investigação Sísmica da Universidade de Tóquio chegou a advertir que, se a lava seguisse se acumulando no leste da ilha, ela pode afundar parcialmente e causar um tsunami.

À época, o temor do professor Fukashi Maeno era que um possível tsunami na região poderia atingir Chichijima, ilha do arquipélago Ogasawara, na mesma região.

O conjunto de ilhas, junto com o restante do Japão, faz parte do chamado “Anel de Fogo” do Pacífico, uma área sismicamente ativa, onde ocorre um grande número de terremotos. Antes da formação desta ilhota, a última vez que o país tinha registrado uma erupção na região foi na década de 1970.

Via: G1 - Foto: Victor Lima/Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.