Cascavel

Permuta de imóveis gera efeitos tributários diferentes, conforme valor negociado

Advogado especialista no assunto afirma que a diferença está na equivalência ou não...

06 dez 21 - 10h49 Redação SOT
Permuta de imóveis gera efeitos tributários diferentes, conforme valor negociado

A contrapartida de valores é o ponto central de um contrato de permuta. Mas, no caso de permutas imobiliárias, é preciso ter alguns cuidados, já que, dependendo do contexto da negociação, os efeitos tributários podem ser diferentes, especificamente o ITBI (Imposto sobre a Transferência Onerosa de Bens Intervivos) e o lucro imobiliário, que é o imposto de renda sobre o ganho de capital que interfere no imposto de renda das partes envolvidas.

De acordo com o advogado, André Beck Lima, especialista na área de Direito Civil, a diferença está justamente na equivalência ou não dos valores bens permutados. “Somente haverá permuta se o imóvel dado como parte do pagamento representar a maior parte da negociação. Quanto maior diferença entre esses valores, maior a descaracterização da permuta. A essência do negócio depende que o objetivo principal seja a troca de imóveis entre os negociantes”, explica.

O mínimo necessário para configuração da negociação de permuta é o centro da questão que envolve o ITBI, já que existem dois tipos de permuta: a com torna e a sem torna. 

A permuta com torna é a troca feita por um bem cujo valor é diferente do valor do imóvel oferecido. Neste caso, o negócio é complementado com dinheiro e o imóvel dado na troca representa a maior parte do pagamento. “Já a permuta sem torna é o cenário em que o valor de ambos os bens se iguala. Ou seja, não há torna em dinheiro. Nesse sentido, a hipótese de incidência prevista para o ITBI é a transferência onerosa de bens. Isso quer dizer que o cálculo do imposto está na transferência onerosa do imóvel para outra titularidade. Na permuta sem torna, o valor do ITBI será sobre o valor venal de cada um dos imóveis e será pago pelos envolvidos de acordo com o imóvel recebido”, comenta o advogado André Beck Lima.

Em casos de permuta com torna em dinheiro, há incidência do ITBI apenas sobre o valor venal dos imóveis, e o valor dado a mais não sofrerá incidência do imposto. “Mas, nos casos em que o negócio for contemplado com a torna, deverá ser observado o Imposto de Renda sobre Ganho de Capital, o que vai incidir na diferença paga em dinheiro a quem receber, em princípio, cerca de 15% sobre o valor recebido”, alerta o especialista.

Sobre a permuta imobiliária

A permuta é o negócio jurídico em que as partes se obrigam a entregar “coisa” por “coisa”, desde que não seja dinheiro. A permuta constitui uma alienação de uma coisa por outra, ao contrário da compra e venda, que traz como particularidade primordial o fato de ter algo trocado por dinheiro.

Via: Pro.zza Conteúdo - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.