Cascavel participa do Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas
Evento ocorre de 22 a 26 de agosto em Foz do Iguaçu e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente ...
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente participa, nesta semana, do Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB) sediado no município de Foz do Iguaçu. Um dos objetivos do evento é a oportunidade de discutir os desafios dos comitês de bacias hidrográficas e desenhar conjuntamente propostas de solução ou enfrentamento das questões colocadas, com uma base pedagógica ativa em sua metodologia.
O XXIV ENCOB é realizado pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas – FNCBH em parceria com o Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo e do Instituto Água e Terra, com o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e da Rede Brasil de Organismos de Bacias – REBOB.
Ao final, o encontro consolidará as discussões em uma mesa de encerramento com debatedores com experiência no tema e dar publicidade às discussões em documento propositivo e de consulta para os interessados. Cascavel é considerado o município essencial nas discussões sobre o tema, pois seu território abriga três bacias hidrográficas: Piquiri, Paraná e Iguaçu banhadas por rios, sangas e arroios.
Cerca de 1300 nascentes no perímetro urbano e rural levam a água até as bacias. O Município tem assento no Comitê da Bacia do Paraná 3, ente do Sistema Nacional de Gestão dos Recursos Hídricos, e que constitui o “Parlamento das Águas”, espaço em que representantes da comunidade de uma bacia hidrográfica discutem e deliberam a respeito da gestão dos recursos hídricos compartilhando responsabilidades de gestão com o poder.
“A preservação e manutenção dos recursos hídricos são ferramentas essenciais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que contam com parcerias públicas e privadas. O evento, em Foz do Iguaçu, é uma grande oportunidade de debater e representar o Município de Cascavel considerado um celeiro de ideias e propostas em prol de um planeta sustentável e que conserva e protege os seus recursos naturais”, destacou o Diretor do Departamento de Conservação Ambiental e Bem Estar Animal, Ailton Martins Lima”.
“Em reconhecimento ao trabalho que realizamos em Cascavel, de proteção das nascentes e as contribuições na oficina de trabalho” hoje pela manhã, recebemos como prêmio o livro Fundamentos sobre produção de Água das mãos do autor o Professor Rinaldo de Oliveira Calheiros”, completa o diretor.