21 de abril de 2025

Cascavel

Fale conosco

Paraná

Soldado do Exército que morreu em combate no Rio Paraná, será homenageado em Brasília

Por questões de dever e justiça, considerando a importância e a necessidade de cultivar e edificar valores morais e visando prestar uma homenagem póstuma ao referido militar, que faleceu durante atuação no Programa V.I.G.I.A...

Soldado do Exército que morreu em combate no Rio Paraná, será homenageado em Brasília

Nesta quinta-feira (25), às 11h, será realizada no Ministério da Justiça e Segurança Pública uma cerimônia de descerramento dos quadros da Galeria de Heróis do Programa V.I.G.I.A. (de Segurança Nacional nas Fronteiras e Divisas), onde será homenageado o Sd. Daniel Henrique TRARBACH Engelmann, do Exército Brasileiro-EB, que no dia 10 de maio de 2020, em Guaíra-PR, foi morto em combate quando a embarcação da Polícia Federal em que estava, acompanhado por mais dois militares do EB foi intencionalmente abalroada por uma embarcação clandestina que transportava grande quantidade de maconha, enquanto patrulhavam ostensivamente o Rio Paraná no esforço da Operação HÓRUS de proteção das fronteiras brasileiras, agindo à luz dos valores éticos e morais que pautam o Programa V.I.G.I.A. e honrando o solene juramento que fez à sua Pátria: "(...) prometo dedicar-me inteiramente ao serviço da Pátria, cuja honra, integridade e instituições defenderei com o sacrifício da própria vida. ” 

Por questões de dever e justiça, considerando a importância e a necessidade de cultivar e edificar valores morais e visando prestar uma homenagem póstuma ao referido militar, que faleceu durante atuação no Programa V.I.G.I.A., a Coordenação-Geral de Fronteiras (CGFRON) da Secretaria de Operações Integradas (SEOPI) confeccionou os quadros para a mencionada Galeria de Heróis com o objetivo de reconhecer a lealdade e destemor daqueles que, agindo sob os princípios que regulam o Programa V.I.G.I.A., sacrificam sua própria vida em decorrência do seu dever funcional. 

A cerimônia contará com a presença dos pais (Ivan e Liane) e irmãs (Camila e Jaqueline) do Sd. TRARBACH, além dos dois militares que sobreviveram na ocorrência - 3º Sgt. RIPP e Sd. BORGES - e será prestigiada pelo Presidente da República Jair Messias Bolsonaro, pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública André Luiz de Almeida Mendonça, pelo Ministro da Defesa Fernando Azevedo e Silva e pelo Ministro Chefe do GSI Augusto Heleno Ribeiro Pereira, além de outras autoridades.

Por: SOT/Via: Redação/Assessoria de Imprensa BPFron - Foto: Divulgação - Foto:

Tags:



Mais Lidas

Publicidade